Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO DISRUPTIVA NO ENSINO SUPERIOR EM TI: OS GESTORES ESTÃO PREPARADOS?
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Tema

Inovação em Serviços

Autores

Nome
1 - Edvaldo Luis Biancarelli
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Programa de Mestrado Profissional em Administração
2 - Ester Eliane Jeunon
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Pedro Leopoldo
3 - Vânia Gomes
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP - Campus Salto

Reumo

Objetivo do estudo
Identificar se os gestores de IES (Instituições de Ensino Superior) na área de TI (Tecnologia da Informação) estão preparados para uma eventual inovação disruptiva em seu mercado de atuação.
Relevância/originalidade
Esse artigo evidenciou a necessidade dos gestores de IES na área de TI, e de forma geral, de atuarem intencionalmente na busca por alternativas que protejam suas IES de uma eventual inovação disruptiva no mercado, fato que eles próprios identificaram como provável.
Metodologia/abordagem
Esse trabalho tem caráter descritivo com abordagem qualitativa, utilizando o método de pesquisa de campo, definindo como unidade de análise o mercado educacional na área de TI, a partir da unidade de observação definida como gestores dessas IES.
Principais resultados
A pesquisa indicou que os gestores de IES na área de TI identificaram que o mercado de trabalho vai exigir novas formas de certificação porém não estão atuando em suas IES para ofertar modelos alternativos à tradicional graduação.
Contribuições teóricas/metodológicas
A constatação de que os gestores entendem como certa a mudança nas demandas do mundo do trabalho fornece elementos para que gestores, interessados em protagonizar a mudança, ofereçam novas formas de ensino.
Contribuições sociais/para a gestão
A constatação que os gestores de IES não estão agindo de forma protetora em suas IES é um alerta para que tomem providências antes que uma eventual inovação disruptiva leve suas IES ao fracasso.

Abstract

Study goals
To identify whether managers of Higher Education Institutions (HEIs) in the sector of Information Technology (IT) are prepared for a potential disruptive innovation in their operating market.
Relevance / originality
This article highlighted the necessity for HEI managers in the IT sector, and in general, to intentionally seek alternatives that safeguard their institutions from a potential disruptive innovation in the market, a possibility they themselves acknowledged.
Methodology / approach
This study adopts a descriptive and qualitative approach, utilizing the field research method, defining the educational market in the IT sector as the unit of analysis, with the focal point being the managers of these HEIs.
Main results
The research indicated that HEI managers in the IT sector recognize that the job market will demand new forms of certification, however, they are not taking action within their institutions to offer alternative models to the traditional degree programs.
Theoretical / methodological contributions
The observation that managers acknowledge the imminent shift in labor market demands provides a basis for proactive managers interested in driving change to introduce new educational formats.
Social / management contributions
The realization that HEI managers are not acting in a protective manner within their institutions serves as a warning for them to take measures before a potential disruptive innovation leads their institutions to failure.