Resumo

Título do Artigo

CARACTERIZAÇÃO DA RECIPROCIDADE COMO DIMENSÃO DA ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA SEM FINALIDADE LUCRATIVA
Abrir Arquivo

Tema

Aspectos Comportamentais da Inovação e do Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Fabricio Martins Lacerda
Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus Apucarana - Centro de Ciências Sociais Aplicadas
2 - Henrique Mello Rodrigues de Freitas
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Programa de Mestrado e Doutorado em Administração

Reumo

Objetivo do estudo
Como objetivo, este estudo buscou caracterizar a reciprocidade entre organizações sem fins lucrativos (OSFL), propondo um conjunto de fatores que representa essa dimensão da orientação empreendedora (OE).
Relevância/originalidade
Este estudo adota a reciprocidade como uma sexta dimensão do constructo OE, considerando as particularidades das OSFL e o direcionamento da literatura revisitada. As dimensões inovatividade, proatividade, assunção de riscos, agressividade competitiva e autonomia são consideradas consolidadas por pesquisadores da área.
Metodologia/abordagem
Foi realizado um estudo exploratório qualitativo, tendo como unidade de análise 16 Associações Médicas Oftalmológicas (AMOs). Para a análise de conteúdo, os dados coletados nas 11 entrevistas em profundidade com especialistas atuantes no setor sem fins lucrativos, foram organizados no software Atlas.ti.
Principais resultados
As AMOs buscam colaboração, parcerias e acordos amplos, superando rivalidades, para obter recursos técnicos, humanos, financeiros e materiais, limitados. Os diretores executivos lideram abordagens estratégicas e a participação ativa em eventos fortalece imagem, redes de relacionamento e captação de recursos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Como contribuição teórica, destaca-se a consolidação de fatores que caracterizam a reciprocidade, como mais uma importante dimensão estratégica do comportamento empreendedor, entre as organizações que compõem o contexto sem fins lucrativos.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo contribui para a prática empreendedora não lucrativa, com a identificação e proposta de um conjunto de fatores que podem orientar a busca e a adoção do comportamento recíproco, fundamental para o cumprimento da missão social e criação de valor social.

Abstract

Study goals
As a purpose, this study aimed to characterize reciprocity among nonprofit organizations (NPOs), proposing a set of factors that represents this dimension of entrepreneurial orientation (EO).
Relevance / originality
This study adopts reciprocity as a sixth dimension of the EO construct, considering the specifics of NPOs and the direction of the reviewed literature. The dimensions of innovativeness, proactiveness, risk-taking, competitive aggressiveness, and autonomy are established by researchers in the field.
Methodology / approach
A qualitative exploratory study was conducted, with a unit of analysis being 16 Ophthalmological Medical Associations (OMAs). For content analysis, data collected from 11 in-depth interviews with experts in the nonprofit sector were organized using Atlas.ti software.
Main results
The OMAs seek collaboration, partnerships, and broad agreements, surpassing rivalries, to secure limited technical, human, financial, and material resources. Executive directors lead strategic approaches, and active participation in events strengthens image, relationship networks, and resource acquisition.
Theoretical / methodological contributions
As a theoretical contribution, the consolidation of factors characterizing reciprocity stands out as another significant strategic dimension of entrepreneurial behavior among organizations within the nonprofit context.
Social / management contributions
The study contributes to nonprofit entrepreneurial practice by identifying and proposing a set of factors that can guide the pursuit and adoption of reciprocal behavior, essential for fulfilling the social mission and creating social value.