Resumo

Título do Artigo

INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR)
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Internacionalização

Autores

Nome
1 - Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte
Universidade de Fortaleza - Programa de Pósgraduação em Administração (PPGA)
2 - Ana Carolina Maciel Gadelha
-

Reumo

Objetivo do estudo
Investigar o fenômeno da internacionalização da Universidade de Fortaleza dentro das abordagens de conceito, razões e estratégias.
Relevância/originalidade
A internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IESs) tem se tornado uma prática cada vez mais comum no mundo e a Universidade de Fortaleza (UNIFOR) tem sido uma das pioneiras no processo de internacionalização entre as privadas no Brasil
Metodologia/abordagem
Abordagem qualitativa, com uso de dados primários e secundários coletados em 2023 e da técnica de análise de conteudo nas categorias: conceito, razões e estratégias
Principais resultados
A UNIFOR vem desenvolvendo seu processo de internacionalização por 25 anos dos seus 50 anos de existência, com uma série de iniciativas que visam promover a integração com IESs estrangeiras e estimular a IaH e IoC.
Contribuições teóricas/metodológicas
Adensar o rol das pesquisas de internacionalização em IES privadas, por meio da análise do fenômeno do estudo de caso preconiza-se que a UNIFOR, a partir de 2023, entrará em uma nova fase de internacionalização, procurando rumar no conceito de Education Hub
Contribuições sociais/para a gestão
Espera-se que o trabalho possa ajudar os acadêmicos e os gestores das IES e da UNIFOR em uma nova fase, a partir de 2023, do fenômeno da internacionalização da UNIFOR e ajudar demais IES privadas (Universidades, Centros Universitários e Faculdades)

Abstract

Study goals
Investigate the phenomenon of the internationalization of the University of Fortaleza within the conceptual approaches, reasons and strategies.
Relevance / originality
The internationalization of Higher Education Institutions (HEIs) has become an increasingly common practice in the world and the University of Fortaleza (UNIFOR) has been one of the pioneers in the internationalization process among private institutions in Brazil
Methodology / approach
Qualitative approach, using primary and secondary data collected in 2023 and the technique of content analysis in the categories: concept, reasons and strategies
Main results
UNIFOR has been developing its internationalization process for 25 years of its 50 years of existence, with a series of initiatives aimed at promoting integration with foreign HEIs and stimulating IaH and IoC
Theoretical / methodological contributions
Expanding the list of internationalization research in private HEIs, through the analysis of the case study phenomenon, it is recommended that UNIFOR, as of 2023, will enter a new phase of internationalization, seeking to follow the concept of Education Hub
Social / management contributions
We hope that the work can help academics and managers of HEIs and UNIFOR in a new phase, from 2023, of the phenomenon of the internationalization of UNIFOR and help other private HEIs (Universities, University Centers and Colleges)