Resumo

Título do Artigo

HIPÓTESES PARA A COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE STREAMING
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Tema

Estratégia Corporativa e Competitiva

Autores

Nome
1 - EDER DIEGUES
UNIP - BARCELAR
2 - Margarete Diegues
UNIP - Bacelar
3 - José Celso Contador
UNIP - Mestrado e doutorado em Administração
4 - Jorge Kenji Guenta Junior
UNIVERSIDADE PAULISTA - Vila Clementino

Reumo

Objetivo do estudo
O artigo analisa as empresas de streaming do mercado brasileiro para formular hipóteses dos fatores determinantes da competitividade dessas empresas. Para entender como as empresas tem maior ou menor grau de competitividade foi utilizados no desenvolvimento do artigo, o CAC-Redes.
Relevância/originalidade
O mercado de streaming é novo e vem se desenvolvendo especialmente neste século, e pouco se estudou do mercado brasileiro Este estudo fornece para pesquisadores e dirigentes empresariais os os fundamentos da vantagem competitiva das empresas e a maneira de aumenta-la.
Metodologia/abordagem
A revisão bibliográfica, feita na base Scopus, teve como objetivo verificar a inter-relação dos elementos. No presente artigo o grau de competitividade das empresas da rede estudada foi calculado partindo do número de assinantes de 2021 em relação aos assinantes de 2022.
Principais resultados
As empresas precisam escolher um ou dois campos da competição e um ou dois campos coadjuvantes entre diversidade de produtos, preço acessível ou compatível com sua proposta de entrega de serviço, acesso de qualidade (desenvolvimento de plataforma, interatividade com o cliente, etc).
Contribuições teóricas/metodológicas
Este estudo fornece para pesquisadores e dirigentes empresariais os fundamentos da vantagem competitiva das empresas que operam em rede de negócio e as maneiras de aumentá-la. E contribui para a validação do CAC-Redes.
Contribuições sociais/para a gestão
Ficou comprovado no estudo que para uma empresa de streaming no Brasil ser competitiva, ela precisa focar e desenvolver algumas estratégias de negócios, que visam melhorar seu desempenho competitivo. A escolha das armas de competição corretas melhora o desempenho competitivo.

Abstract

Study goals
The article analyzes streaming companies in the Brazilian market to formulate hypotheses about the factors that determine the competitiveness of these companies To understand how companies have a greater or lesser degree of competitiveness, the CAC-Networks was used in the development.
Relevance / originality
The streaming market is new and has been developing especially in this century, and little has been studied about the Brazilian market, This study provides researchers and business leaders with the foundations of the competitive advantage and the way to increase it
Methodology / approach
The bibliographic review, carried out on the Scopus database, aimed to verify the interrelationship of the elements. The degree of competitiveness of the companies in the studied network was calculated based on the number of subscribers in 2021 in 2022.
Main results
Companies need to choose one or two fields of competition and one or two supporting fields among product diversity, affordable price or compatible with their service delivery proposal, quality access (platform development, customer interactivity, etc).
Theoretical / methodological contributions
This study provides researchers and business leaders with the fundamentals of the competitive advantage of companies that operate in a business network and ways to increase it. And it contributes to the validation of CAC-Redes.
Social / management contributions
It was proven in the study that for a streaming company in Brazil to be competitive, it needs to focus and develop some business strategies, which aim to improve its competitive performance. Choosing the right competition weapons improves competitive performance.