Objetivo do estudo
O objetivo do estudo é testar empiricamente a função da orientação empreendedora na relação entre cultura/práticas organizacionais e desempenho de inovação em hotéis Os objetivos específicos são: a) analisar o efeito direto da cultura/ práticas organizacionais no desempenho de inovação em hotéis
Relevância/originalidade
Os estudos relacionados com a cultura, práticas organizacionais e orientação empreendedora tem sido considerado relevantes, em função de demonstrações de que a cultura: gera um padrão de valores e crenças compartilhados, normas de comportamentos A orientação empreendedora apresenta aspectos empresariais peculiares.
Metodologia/abordagem
Realizou-se uma pesquisa de abordagem quantitativa Aplicou-se as escalas de medição de manifestações culturais e práticas organizacionais, de orientação empreendedora e de desempenho de inovação As escalas foram no formato tipo Likert de cinco pontos
Principais resultados
A cultura, através das práticas organizacionais realmente afeta o desempenho de inovação de hotéis e tem efeito positivo e significativo no desempenho. A orientação empreendedora é variável moderadora entre a cultura/práticas organizacionais (variável independente) e desempenho de inovação (variável dependente).
Contribuições teóricas/metodológicas
O trabalho utiliza os estudos de Phillipe D’Iribarne que categorizam a cultura pela perspectiva da análise das práticas organizacionais, e desenvolve as categorias de análise em função de lógicas culturais dos contextos nacionais das organizações, mostrando um modelo conceitual.
Contribuições sociais/para a gestão
Mostra que os gestores dos hotéis envolvidos na pesquisa podem usar as descobertas atuais para compreender o papel da orientação empreendedora para aumentar ou manter o desempenho da inovação, bem como verificar o efeito de cada dimensão da cultura/práticas na gestão.