Resumo

Título do Artigo

ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA E SEUS EFEITOS NA RELAÇÃO CULTURA, MEDIANTE PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS, E O DESEMPENHO DE INOVAÇÃO. UM ESTUDO EM HOTÉIS EM GOIÂNIA
Abrir Arquivo

Tema

Aspectos Comportamentais da Inovação e do Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - LUIZ CARLOS DA SILVA OLIVEIRA
UFG - Universidade Federal de Goiás - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas -FACE

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo do estudo é testar empiricamente a função da orientação empreendedora na relação entre cultura/práticas organizacionais e desempenho de inovação em hotéis Os objetivos específicos são: a) analisar o efeito direto da cultura/ práticas organizacionais no desempenho de inovação em hotéis
Relevância/originalidade
Os estudos relacionados com a cultura, práticas organizacionais e orientação empreendedora tem sido considerado relevantes, em função de demonstrações de que a cultura: gera um padrão de valores e crenças compartilhados, normas de comportamentos A orientação empreendedora apresenta aspectos empresariais peculiares.
Metodologia/abordagem
Realizou-se uma pesquisa de abordagem quantitativa Aplicou-se as escalas de medição de manifestações culturais e práticas organizacionais, de orientação empreendedora e de desempenho de inovação As escalas foram no formato tipo Likert de cinco pontos
Principais resultados
A cultura, através das práticas organizacionais realmente afeta o desempenho de inovação de hotéis e tem efeito positivo e significativo no desempenho. A orientação empreendedora é variável moderadora entre a cultura/práticas organizacionais (variável independente) e desempenho de inovação (variável dependente).
Contribuições teóricas/metodológicas
O trabalho utiliza os estudos de Phillipe D’Iribarne que categorizam a cultura pela perspectiva da análise das práticas organizacionais, e desenvolve as categorias de análise em função de lógicas culturais dos contextos nacionais das organizações, mostrando um modelo conceitual.
Contribuições sociais/para a gestão
Mostra que os gestores dos hotéis envolvidos na pesquisa podem usar as descobertas atuais para compreender o papel da orientação empreendedora para aumentar ou manter o desempenho da inovação, bem como verificar o efeito de cada dimensão da cultura/práticas na gestão.

Abstract

Study goals
The aim of the study is to empirically test the role of entrepreneurial orientation in the relationship between culture/organizational practices and innovation performance in hotels The specific objectives are: a) to analyze the direct effect of organizational culture/practices on innovation performance in
Relevance / originality
Studies related to culture, organizational practices and entrepreneurial orientation have been considered relevant, due to demonstrations that culture: generates a pattern of shared values and beliefs, norms of behaviors Entrepreneurial orientation presents peculiar business aspects.
Methodology / approach
A quantitative research was carried out Applied the scales of measurement of cultural manifestations and organizational practices, entrepreneurial orientation and innovation performance The scales were in the five-point Likert format.
Main results
Culture through organizational practices actually affects the innovation performance of hotels and has a positive and significant effect on performance. Entrepreneurial orientation is a moderating variable between organizational culture/practices (independent variable) and innovation performance (dependent variable).
Theoretical / methodological contributions
The work uses the studies of Phillipe D'Iribarne that categorize culture from the perspective of the analysis of organizational practices, and develops the categories of analysis in function of cultural logics of the national contexts of organizations, showing a conceptual model.
Social / management contributions
It shows that hotel managers involved in the research can use current findings to understand the role of entrepreneurial guidance in increasing or maintaining innovation performance, as well as to verify the effect of each dimension of culture/practices on management.