Resumo

Título do Artigo

MENSURAÇÃO DE VALOR EM PROJETOS ÁGEIS SOB A PERSPECTIVA DO CLIENTE
Abrir Arquivo

Tema

Projetos Ágeis e Híbridos

Autores

Nome
1 - Eduardo André Cândido Silva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGP
2 - Flávio Santino Bizarrias
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo do estudo é desenvolver e validar uma escala de quatro dimensões para mensurar o valor percebido pelo cliente em projetos ágeis, sob a perspectiva do cliente-usuário do projeto, contribuindo para o conhecimento e a prática acadêmica.
Relevância/originalidade
A relevância e originalidade deste estudo estão na abordagem da lacuna na literatura sobre a mensuração objetiva do valor percebido pelo cliente em projetos, desenvolvendo e validando uma escala de quatro dimensões para mensurar o construto, sob a perspectiva do cliente.
Metodologia/abordagem
A metodologia incluiu revisão sistemática da literatura, coleta de dados com potenciais respondentes, desenvolvimento e validação de escala de quatro dimensões por meio de análises fatoriais e modelagem de equações estruturais.
Principais resultados
Os principais resultados do estudo foram a proposição e validação de uma escala de quatro dimensões para mensurar o valor percebido pelo cliente em projetos ágeis, sob a perspectiva do cliente-usuário do projeto, contribuindo para o conhecimento e a prática acadêmica.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo contribuiu teoricamente ao desenvolver e validar uma escala de quatro dimensões para mensurar o valor percebido pelo cliente em projetos ágeis, além de contribuir metodologicamente ao utilizar revisão sistemática da literatura e análises fatoriais e de equações estruturais.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo contribuiu para a gestão de projetos ao permitir a mensuração do valor percebido pelos clientes em projetos ágeis, o que pode auxiliar na tomada de decisões e na melhoria da qualidade dos projetos.

Abstract

Study goals
The objective of the study is to develop and validate a four-dimensional scale to measure the value perceived by the customer in agile projects, from the perspective of the customer-user of the project, contributing to academic knowledge and practice.
Relevance / originality
The relevance and originality of this study lie in addressing the gap in the literature on the objective measurement of the value perceived by the customer in projects, by developing and validating a four-dimensional scale to measure the construct, from the perspective
Methodology / approach
The methodology included a systematic literature review, data collection with potential respondents, development and validation of a four-dimensional scale through exploratory and confirmatory factor analyses and structural equation modeling
Main results
The main results of the study were the proposal and validation of a four-dimensional scale to measure the perceived value by the customer in agile projects, from the perspective of the project's customer-user, contributing to academic knowledge and practice.
Theoretical / methodological contributions
The study contributed theoretically by developing and validating a four-dimensional scale to measure the perceived value by the customer in agile projects, as well as methodologically by using systematic literature review and exploratory and confirmatory factor and structural equation analyses.
Social / management contributions
The study contributed to project management by allowing the measurement of the perceived value by customers in agile projects, which can assist in decision-making and improving project quality.