Objetivo do estudo
Evidenciar se as inovações implantadas permitiram que a empresa conseguisse um faturamento líquido maior, utilizando a regressão linear múltipla para verificar se as variáveis que representam os principais custos operacionais (pedágio, combustível, manutenção e pessoal) influenciam significativamente o faturamento.
Relevância/originalidade
A empresa na busca de novos mercados e novas estratégias implantou algumas inovações, no entanto, após 2 anos ainda não tinha conhecimento se estas inovações foram benéficas para a empresa.
Metodologia/abordagem
Método de pesquisa quantitativa, e a coleta de dados ocorreu por meio de análise documental e conversas informais. Foram coletadas informações no período de 48 meses, as quais foram dívidas em dois períodos iguais (09/2016 a 08/2018 e 09/2018 a 08/2020).
Principais resultados
Houve redução nos custos: Pedágio=37,47%, Manutenção= 7,42%. Houve aumento nos custos: Combustível=1,53%, Pessoal=0,47%. O faturamento líquido aumentou 2,5%. Pela análise SPSS a variável combustível teve efeito significativo na variável faturamento, sendo a variação explicada em aproximadamente 42,5%.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este estudo evidenciou a relevância dos estudos acadêmicos abordarem não apenas o processo de inovação, mas os resultados positivos que ela pode proporcionar às empresas, e desta forma aproximar as empresas das universidades.
Contribuições sociais/para a gestão
A empresa verificou que as inovações tiveram impacto positivo, pois reduziram significativamente alguns custos, além de aumentar consideravelmente o faturamento líquido, agregando valor ao negócio.