Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DOS CUSTOS SOBRE O FATURAMENTO: ESTUDO BASEADO NA ANÁLISE DE REGRESSÃO LINEAR MÚLTIPLA APLICADO EM UMA TRANSPORTADORA RODOVIÁRIA DE CARGAS
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Tema

Aspectos Comportamentais da Inovação e do Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - JUCILENE NAZARE
Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - SANTA CRUZ
2 - Marcos Roberto Kuhl
Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO -

Reumo

Objetivo do estudo
Evidenciar se as inovações implantadas permitiram que a empresa conseguisse um faturamento líquido maior, utilizando a regressão linear múltipla para verificar se as variáveis que representam os principais custos operacionais (pedágio, combustível, manutenção e pessoal) influenciam significativamente o faturamento.
Relevância/originalidade
A empresa na busca de novos mercados e novas estratégias implantou algumas inovações, no entanto, após 2 anos ainda não tinha conhecimento se estas inovações foram benéficas para a empresa.
Metodologia/abordagem
Método de pesquisa quantitativa, e a coleta de dados ocorreu por meio de análise documental e conversas informais. Foram coletadas informações no período de 48 meses, as quais foram dívidas em dois períodos iguais (09/2016 a 08/2018 e 09/2018 a 08/2020).
Principais resultados
Houve redução nos custos: Pedágio=37,47%, Manutenção= 7,42%. Houve aumento nos custos: Combustível=1,53%, Pessoal=0,47%. O faturamento líquido aumentou 2,5%. Pela análise SPSS a variável combustível teve efeito significativo na variável faturamento, sendo a variação explicada em aproximadamente 42,5%.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este estudo evidenciou a relevância dos estudos acadêmicos abordarem não apenas o processo de inovação, mas os resultados positivos que ela pode proporcionar às empresas, e desta forma aproximar as empresas das universidades.
Contribuições sociais/para a gestão
A empresa verificou que as inovações tiveram impacto positivo, pois reduziram significativamente alguns custos, além de aumentar consideravelmente o faturamento líquido, agregando valor ao negócio.

Abstract

Study goals
To evidence whether the implemented innovations allowed the company to achieve higher net revenue, using multiple linear regression to verify whether the variables that represent the main operating costs (toll, fuel, maintenance and personnel) significantly influence revenue.
Relevance / originality
The company in search of new markets and new strategies implemented some innovations, however, after 2 years it still had no knowledge if these innovations were beneficial for the company.
Methodology / approach
Quantitative research method, and data collection occurred through document analysis and informal conversations. Information was collected over a period of 48 months, which were debts in two equal periods (09/2016 to 08/2018 and 09/2018 to 08/2020).
Main results
There was a reduction in costs:Toll=37,47%, Maintenance=7,42%.There was an increase in costs: Fuel=1,53%,Personnel=0,47%. Net sales increased by 2,5%.According to the SPSS analysis, the fuel variable had a significant effect on the billing variable, with the variation being explained by approximately 42.5%.
Theoretical / methodological contributions
This study highlighted the relevance of academic studies addressing not only the innovation process, but the positive results it can provide to companies, and thus bringing companies closer to universities.
Social / management contributions
The company verified that the innovations had a positive impact, as they significantly reduced some costs, in addition to considerably increasing net sales, adding value to the business.