Resumo

Título do Artigo

PROPENSÃO AO EMPREENDEDORISMO: UM OLHAR DOS DISCENTES DOS CURSOS DE PSICOLOGIA, ADMINISTRAÇÃO, GASTRONOMIA, GESTÃO FINANCEIRA E MARKETING DA FACULDADES PROMOVE
Abrir Arquivo

Tema

Aspectos Comportamentais da Inovação e do Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Tatianna de Sant'Ana Murta Penaforte
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Pedro Leopoldo
2 - Ester Eliane Jeunon
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Pedro Leopoldo
3 - Eloísa Helena Rodrigues Guimarães
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Mestrado Profissional em Administração

Reumo

Objetivo do estudo
O objeto desse estudo foi analisar como a Faculdades Promove influencia a propensão ao empreendedorismo de discentes nos cursos de Psicologia, Administração, Gastronomia, Gestão Financeira e Marketing.
Relevância/originalidade
um tema que advém de várias disciplinas e campos de estudo: psicologia, economia, sociologia, história e gestão, o que possibilita estuda-lo de forma interdisciplinar O empreendedorismo envolve um campo de estudos considerado relativamente novo no qual as pesquisas são complexas.
Metodologia/abordagem
Com o uso de metodologia quantitativa e qualitativa, procedeu-se à investigação descritiva a partir da utilização de um questionário disponibilizados no Google Forms para 200 alunos da Faculdades Promove.
Principais resultados
Com base nas 123 respostas válidas coletadas, foi possível identificar que a análise do construto empreendedorismo mostrou uma consistência na opinião dos alunos, que em sua maioria, consideram fortemente a possibilidade de serem empreendedores.
Contribuições teóricas/metodológicas
A aplicação da escala propensão ao empreendedorismo possibilitou analisar os construtos sobre empreendedorismo aplicados nessa IES. Além disso observou-se que características individuais e a propensão ao empreendedorismo pode ser relacionada ao comportamento inovador.
Contribuições sociais/para a gestão
Este estudo foi primordial para ampliar a visão sobre o empreendedorismo dos discentes da Faculdade Promove e contribuir com os gestores para a instituição de estratégias efetivas sobre o empreendedorismo nos cursos dessa IES.

Abstract

Study goals
The object of this study was to analyze how FaculdadesPromo influences the propensity for entrepreneurship of students in Psychology courses, Administration, Gastronomy, Financial Management and Marketing.
Relevance / originality
a theme that comes from several disciplines and fields of study: psychology, economics, sociology, history and management, which makes it possible to study it in an interdisciplinary way. Entrepreneurship involves a field of study considered relatively new in which research is complex.
Methodology / approach
With the use of quantitative and qualitative methodology, a descriptive investigation was carried out from the use of a questionnaire made available on Google Forms for 200 students from FaculdadesPromove.
Main results
Based on the 123 valid answers collected, it was possible to identify that the analysis of the entrepreneurship construct showed a consistency in the opinion of the students, who, for the most part, strongly consider the possibility of being entrepreneurs.
Theoretical / methodological contributions
The application of the propensity scale to entrepreneurship made it possible to analyze the constructs about entrepreneurship applied in this HEI. Furthermore, it was observed that individual characteristics and the propensity to entrepreneurship can be related to innovative behavior.
Social / management contributions
This study was essential to broaden the vision about the entrepreneurship of the students of the Faculty to promote and contribute to the managers for the establishment of effective strategies on entrepreneurship in courses at this HEI.