Resumo

Título do Artigo

MUDANÇA ESTRATÉGICA E DESEMPENHO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA CHILLI BEANS
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Internacionalização

Autores

Nome
1 - Leticia Lobo Pinto de Carvalho
-
2 - Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte
Universidade de Fortaleza - Programa de Pósgraduação em Administração (PPGA)
3 - Ana Carolina Maciel Gadelha
-

Reumo

Objetivo do estudo
Investigar a evolução da internacionalização da empresa Chilli Beans, entendendo a mudança estratégica e o desempenho obtidos neste processo
Relevância/originalidade
O trabalho utiliza o modelo de mudança estratégica de Pettigrew associado ao fenômeno da internacionalização, modus operandi não comum na literatura de negócios internacionais e a empresa ainda não foi estudada por meio desta metodologia
Metodologia/abordagem
A pesquisa é do tipo estudo de caso, qualitativa e descritiva A coleta de dados ocorreu em 2023, com uso da análise de conteúdo com as categorias: contexto, conteúdo, processo e desempenho.
Principais resultados
Foi possível entender que no processo de internacionalização da Chilli Beans, as mudanças estratégicas que a empresa tomou no meio do processo, fez com que a organização pudesse, em 2023, estar presente em diferentes países, de diferentes continentes.
Contribuições teóricas/metodológicas
Uma contribuição teórica foi a associação modelo de Pettigrew (contexto, conteúdo e processo) da dimensão desempenho, bem como metodológica com uso desse modelo em pesquisas de processo de internacionalização
Contribuições sociais/para a gestão
Baseada nesta primeira pesquisa na literatura sobre a internacionalização da Chilli Beans de um modo geral, evolutivo e atual, os empresários e gestores do ramo possam aproveitar o conteúdo aqui apresentado para apoiar suas decisões estratégicas de internacionalização.

Abstract

Study goals
Investigate the evolution of the internationalization of the company Chilli Beans, understanding the strategic change and the performance obtained in this process.
Relevance / originality
The research uses Pettigrew's model of strategic change associated with the phenomenon of internationalization, a modus operandi that is not common in the international business literature and the company has not yet been studied using this methodology.
Methodology / approach
The research is a case study, qualitative and descriptive. Data collection took place in 2023, using content analysis with the categories: context, content, process and performance.
Main results
It was possible to understand that in the process of internationalization of Chilli Beans, the strategic changes that the company took in the middle of the process, meant that the organization could, in 2023, be present in different countries, on different continents.
Theoretical / methodological contributions
A theoretical contribution was the Pettigrew model association (context, content and process) of the performance dimension, as well as a methodological contribution with the use of this model in researches on the internationalization process.
Social / management contributions
Based on this first research in the literature on the internationalization of Chilli Beans in a general, evolutionary and current way, businessmen and managers in the field can take advantage of the content presented here to support their strategic internationalization decisions.