Objetivo do estudo
O Design e a Tradução do Conhecimento (TdC) desempenham um papel essencial na Gestão do Conhecimento (GC) e aprendizado nas organizações. Este estudo objetiva iluminar os temas na implementação de projetos de sucesso e considera a TdC de conhecimentos científicos.
Relevância/originalidade
A originalidade está a observação da tradução de fontes do conhecimento acadêmico em projetos de sucesso Contudo, a tradução realizada por consultores dos resultados da pesquisa acadêmica para a sociedade e o consumo de conteúdos científicos, considerando as transformações da era digital.
Metodologia/abordagem
Esta pesquisa consistiu em dois estudos. O primeiro mapeou a literatura internacional sobre por meio de uma análise bibliométrica. O segundo estudo envolveu sete entrevistas semiestruturadas com consultores e profissionais experientes para compreender como eles buscam e replicam o conhecimento acadêmico.
Principais resultados
Os resultados destacaram onze pontos-chave para facilitar a tradução do conhecimento que também se relacionam com o design, organizados nas dimensões: técnica, humana e circunstancial, conforme modelo da trilogia, da Universidade de São Paulo.
Contribuições teóricas/metodológicas
A pesquisa oferece uma proposta para melhorar a tradução e replicação do conhecimento gerado por projetos de sucesso, beneficiando pesquisadores acadêmicos sobre como replicar o conhecimento produzido pelas universidades.
Contribuições sociais/para a gestão
A pesquisa oferece uma proposta para a utilização do conhecimento contido em teses e dissertações em treinamentos e aprendizagem de gestores de organizações por designers e administradores.