Resumo

Título do Artigo

O PERFIL GERENCIAL DE EMPREENDEDORAS NO SEGMENTO DE BELEZA EM TANGARÁ DA SERRA - MT
Abrir Arquivo

Tema

Aspectos Comportamentais da Inovação e do Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Mirelli Neves de Caldas
Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT - Tangará da Serra
2 - Girlene Gonzalez de Morais
Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT - Tangará da Serra
3 - Lidiane da Silva Souza
Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT - TANGARÁ DA SERRA
4 - Keila Cardoso dos Santos Furquim
Faculdade Albert Einstein FALBE - 003

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo geral deste trabalho foi descrever e analisar o perfil gerencial das empreendedoras Individuais e Microempresárias do segmento de beleza da cidade de Tangará da Serra - MT.
Relevância/originalidade
Este estudo foi relevante para as empresárias do ramo da beleza, pois serviu como incentivo ao empreendedorismo feminino, além de demonstrar como atuam na gestão de seus negócios Foi importante para a sociedade, pois apresentou o perfil gerencial das empreendedoras.
Metodologia/abordagem
Quanto a abordagem qualitativa, em relação a natureza descritiva e ao procedimento pesquisa de campo.
Principais resultados
Identificou-se que as empreendedoras participantes desta pesquisa apresentam como positivo seus perfis voltados ao planejamento, organização e marketing, porém possuem dificuldades na área de gestão de pessoas pelo fato de empreenderem sozinhas e dificuldades para lidarem com a gestão o financeira.
Contribuições teóricas/metodológicas
Diante dos resultados alcançados, foram identificados aspectos semelhantes do perfil gerencial apontados pela literatura com os obtidos desta pesquisa Demonstrando a carência no aspecto de gestão de pessoas e da gestão financeira, que podem ser superados por meio de capacitações e treinamentos
Contribuições sociais/para a gestão
Destaca-se como principais dificuldades a jornada múltipla, dividida entre os cuidados com o negócio, lar, filhos e estudos, além da falta de capital próprio, dificuldades ao acesso ao crédito.

Abstract

Study goals
The general objective of this work was to describe and analyze the managerial profile of Individual Entrepreneurs and Micro-entrepreneurs in the beauty segment of the city of Tangará da Serra - MT.
Relevance / originality
This study was relevant for businesswomen in the beauty industry, as it served as an incentive for female entrepreneurship, in addition to demonstrating how they act in the management of their businesses It was important for society, as it presented the managerial
Methodology / approach
As for the qualitative approach, in relation to the descriptive nature and the field research procedure.
Main results
It was identified that the entrepreneurs participating in this research present their profiles focused on planning, organization and marketing as positive, but they have difficulties in the area of ​​people management due to the fact that they undertake alone and difficulties.
Theoretical / methodological contributions
In view of the results achieved, similar aspects of the managerial profile pointed out by the literature with those obtained from this research were identified Demonstrating the lack in the aspect of people management and financial management, which can be overcome through
Social / management contributions
It stands out as the main difficulties the multiple journey, divided between taking care of the business, home, children and studies, in addition to the lack of equity, difficulties in accessing credit.