Resumo

Título do Artigo

FATORES QUE INFLUENCIAM A MOTIVAÇÃO E A RETENÇÃO DOS ALUNOS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - Daniela Corrêa Nogueira
Centro Universitário Unihorizontes - Santo Agostinho
2 - Nairana Radtke Caneppele
Centro Universitário Unihorizontes - Belo Horizonte - MG
3 - EDUARDO MESQUITA
SENAC - Santo Amaro
4 - Caissa Veloso e Sousa
Centro Universitário Unihorizontes - Barro Preto

Reumo

Objetivo do estudo
Nesta pesquisa o nosso objetivo foi identificar o efeito dos problemas financeiros na motivação dos estudantes para continuar em uma Instituições de Ensino Superior (IES) na modalidade Educação a Distância (EAD).
Relevância/originalidade
Nossos resultados indicam que o estresse que os problemas financeiros trazem faz com que os indivíduos se movimentem para estudar mesmo que por obrigação para concluir quanto antes e possuir o diploma.
Metodologia/abordagem
Realizamos uma pesquisa quantitativa e exploratória. Participaram da pesquisa com 271 alunos de uma IES EAD. Coletamos os dados utilizando escalas validadas as quais foram analisadas SPSS for Windows versão 23 e o utilizamos o PROCESS.
Principais resultados
Os resultados indicam que os principais fatores que influenciam a motivação individual dos alunos e em consequência a retenção deles na IES, são os problemas financeiros, o estresse e a interação social.
Contribuições teóricas/metodológicas
Os problemas financeiros geram estresse, e esse gera mais motivação extrínseca. Ou seja, não importa o que ou como o aluno está aprendendo, são os fatores físicos e externos que influenciam sua motivação.
Contribuições sociais/para a gestão
Rever as políticas e práticas de gestão do corpo docente e discente, dar mais atenção às demandas e expectativas de novos perfis de estudante, visando a promoção de um ambiente favorável ao aprendizado, é importante para a motivação e retenção dos alunos

Abstract

Study goals
In this research, our objective was to identify the effect of financial problems on students' motivation to continue in a Higher Education Institution in the Distance Education modality.
Relevance / originality
Our results indicate that the stress that financial problems bring makes individuals move to study even if out of obligation to conclude as soon as possible and have the diploma.
Methodology / approach
We carried out a quantitative and exploratory research. 271 students from an HEI EAD participated in the research. We collected data using validated scales which were analyzed in SPSS for Windows version 23 and we used PROCESS.
Main results
The results indicate that the main factors that influence students' individual motivation and, consequently, their retention in the HEI, are financial problems, stress and social interaction.
Theoretical / methodological contributions
Financial problems generate stress, and this generates more extrinsic motivation. That is, no matter what or how the student is learning, it is the physical and external factors that influence their motivation.
Social / management contributions
Reviewing faculty and student body management policies and practices, paying more attention to the demands and expectations of new student profiles, with a view to promoting an environment conducive to learning, is important for student motivation and retention.