Resumo

Título do Artigo

Soft skills e o desempenho percebido: um estudo com tutores da educação a distância
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Tema

Estratégia Comportamental

Autores

Nome
1 - Ana Claudia Lustosa de Mello
UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Cascavel
2 - Vinicius Abilio Martins
UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC) e Programa de Pós-Graduação em Administração(PPGA)
3 - Delci Grapégia Dal Vesco
Universidade do Oeste do Paraná - UNIOESTE -

Reumo

Objetivo do estudo
O presente artigo tem por finalidade analisar de que maneira as soft skills, ou habilidades interpessoais, impactam no desempenho percebido dos tutores de educação a distância.
Relevância/originalidade
A relação entre as habilidades interpessoais e o desempenho percebido dos profissionais da educação à distância é um tema relevante, já que aborda características comportamentais dos trabalhadores. Além disso, há poucos trabalhos na literatura que relacionam os temas propostos.
Metodologia/abordagem
Seguiu-se uma abordagem quantitativa, com dados coletados por meio de um questionário online, obtendo-se uma amostra de 103 respondentes, sendo tutores de instituições públicas e privadas do Brasil Para a análise dos dados usou-se a Modelagem de Equações Estruturais.
Principais resultados
Os resultados demonstraram a confirmação das hipóteses: as soft skills analisadas impactam positivamente no desempenho percebido dos tutores.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este estudo enriquece a literatura a respeito das soft skills, além de ser possível verificar na prática a importância do desenvolvimento de tais habilidades.
Contribuições sociais/para a gestão
Apresenta também relevância prática para a área de gestão educacional, já que contribui com informações relevantes a respeito do desenvolvimento do recurso humano organizacional.

Abstract

Study goals
This article is intended to analyse how soft skills, os interpersonal abilities, impact in the perceived performance of the distance education tutors.
Relevance / originality
The relation betweeb soft skills and the perceived performance of these professionals is a relevant subject, since it brings behavior characteristics of these workers. Besides, there are few articles in the literature that relate the themes.
Methodology / approach
A quantitative approach was followed, with data collected through an online questionnaire, obtaining a sample of 103 respondents, being tutors from public and private institutions in Brazil For data analysis, Structural Equation Modeling was used.
Main results
The results showed the confirmation of the hypotheses: the soft skills analyzed positively impact the perceived performance of the tutors.
Theoretical / methodological contributions
This study enriches the literature on soft skills, in addition to being able to verify in practice the importance of developing such skills.
Social / management contributions
It also has practical relevance for the area of educational management, as it contributes with relevant information regarding the development of organizational human resources.