Objetivo do estudo
O presente artigo tem por finalidade analisar de que maneira as soft skills, ou habilidades interpessoais, impactam no desempenho percebido dos tutores de educação a distância.
Relevância/originalidade
A relação entre as habilidades interpessoais e o desempenho percebido dos profissionais da educação à distância é um tema relevante, já que aborda características comportamentais dos trabalhadores. Além disso, há poucos trabalhos na literatura que relacionam os temas propostos.
Metodologia/abordagem
Seguiu-se uma abordagem quantitativa, com dados coletados por meio de um questionário online, obtendo-se uma amostra de 103 respondentes, sendo tutores de instituições públicas e privadas do Brasil Para a análise dos dados usou-se a Modelagem de Equações Estruturais.
Principais resultados
Os resultados demonstraram a confirmação das hipóteses: as soft skills analisadas impactam positivamente no desempenho percebido dos tutores.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este estudo enriquece a literatura a respeito das soft skills, além de ser possível verificar na prática a importância do desenvolvimento de tais habilidades.
Contribuições sociais/para a gestão
Apresenta também relevância prática para a área de gestão educacional, já que contribui com informações relevantes a respeito do desenvolvimento do recurso humano organizacional.