Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DE PORTFÓLIO DE PROJETOS EM EMPRESAS DE VAREJO: UM MÉTODO VOLTADO PARA UMA GESTÃO INTEGRADA E INSTITUCIONAL
Abrir Arquivo

Tema

PMO: Portfólio, Maturidade e Estratégia

Autores

Nome
1 - Silvio Cesar Alves Teixeira
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra Funda
2 - Jesualdo Cerqueira Fernandes
ISEG - Lisbon School of Economics & Management - Departamento de Gestão

Reumo

Objetivo do estudo
Esta pesquisa tem por objetivo propor um método para Gestão de Portfólio de Projetos que apoie na integração dos diversos portfólios distribuídos em empresas de varejo assim como a institucionalização dos atores e elementos centrais destes mesmos portfólios.
Relevância/originalidade
As etapas presentes no método proposto apoiam no mapeamento dos principais atores e elementos centrais dos projetos, dessa forma, além da institucionalização destes mesmos atores e elementos centrais, possibilita a centralização dos projetos em um único portfólio.
Metodologia/abordagem
Como método de pesquisa foi aplicado o Technical Action Research, a partir de uma investigação no campo do praticante. Em seguida foi realizada uma RSL para entender lacunas teóricas e a partir deste ponto, desenvolver um artefato do tipo método.
Principais resultados
Como principais resultados é proposto um método para Gestão de Portfólio composto por 4 etapas; (1) Registro Inicial, (2) Registro Complementar, (3) Configuração e (4)Manutenção dos Projetos e buscou busca apresentar uma solução para o campo do praticante com rigor e método
Contribuições teóricas/metodológicas
Como contribuição acadêmica é proposto um novo método em Gestão de Portfólio de Projetos para apoiar na institucionalização de atores e elementos centrais em empresas de varejo, e que representa um nicho de pesquisa que evoluir por meio de novas pesquisas.
Contribuições sociais/para a gestão
No campo dos praticantes, o método é considerado como um guia com o passo a passo para auxiliar na organização e centralização dos portfólios de projetos.

Abstract

Study goals
This research aims to propose a method for Project Portfolio Management that supports the integration of the different portfolios distributed in retail companies as well as the institutionalization of the actors and central elements of these same portfolios.
Relevance / originality
The steps present in the proposed method support the mapping of the main actors and central elements of the projects, thus, in addition to the institutionalization of these same actors and central elements, it enables the centralization of the projects in a
Methodology / approach
As a research method, Technical Action Research was applied, based on an investigation in the practitioner's field. Then an RSL was performed to understand theoretical gaps and from this point, to develop a method-type artifact.
Main results
As main results, a method for Portfolio Management composed of 4 steps is proposed; (1) Initial Registration, (2) Complementary Registration, (3) Configuration and (4) Project Maintenance and sought to present a solution for the practitioner's field with rigor and scientific method.
Theoretical / methodological contributions
As an academic contribution, a new method in Project Portfolio Management is proposed to support the institutionalization of actors and central elements in retail companies, and which represents a research niche that will evolve through new research.
Social / management contributions
In the field of practitioners, the method is considered as a step-by-step guide to assist in the organization and centralization of project portfolios.