Objetivo do estudo
Este trabalho visa apresentar uma proposta de experimento econômico para o ensino da sustentabilidade. Alunos, enquanto participantes ativos em experimentos, podem superar o campo puramente teórico, reconhecendo os dilemas e resultados decorrentes de processos que requerem cooperação para preservar o meio ambiente.
Relevância/originalidade
Na revisão preliminar da literatura, verificou-se que poucas pesquisas abordaram concomitantemente a questão da sustentabilidade a partir dos subsídios da teoria dos jogos e da economia comportamental, quando voltada à proposta de ensino e aprendizagem.
Metodologia/abordagem
O protocolo experimental foi adaptado de Fehr e Gachter (2000) para a aplicação em sala de aula, consistindo num experimento de doze rodadas, contando com a possibilidade de fazer uso de incentivos econômicos para fomentar a cooperação em favor do bem público
Principais resultados
Dentre os resultados, destacam-se a discussão sobre o papel exercido pelo comportamento dos demais alunos, a cooperação condicional, as circunstâncias de utilização de incentivos econômicos para fomentar a cooperação, o dilema entre ganhos imediatos individuais e ganhos coletivos a longo prazo.
Contribuições teóricas/metodológicas
Esse trabalho contribuiu para as discussões acerca da utilização de experimentos econômicos como reforço à aprendizagem em cursos de graduação; possibilitando ao aluno o contato direto com o resultado de suas decisões e o impacto que essas podem provocar no meio ambiente
Contribuições sociais/para a gestão
Este trabalho contribui para a compreensão acerca do processo decisório cooperativo, sobre as como são tomadas as decisões sobre ganhos individuais e ganhos coletivos; e incentiva discussões multidisciplinares, algo necessário para o avanço do entendimento sobre a sustentabilidade