Resumo

Título do Artigo

DEBATENDO SUSTENTABILIDADE A PARTIR DE EXPERIMENTOS EM SALA DE AULA
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Tema

Metodologias de Pesquisa em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Fabrício Baron Mussi
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Curitiba
2 - Ubiratã Tortato
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Escola de Negócios; Escola Politécnica
3 - Karina Vanessa Guerrero Penayo
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) - Foz de Iguaçu

Reumo

Objetivo do estudo
Este trabalho visa apresentar uma proposta de experimento econômico para o ensino da sustentabilidade. Alunos, enquanto participantes ativos em experimentos, podem superar o campo puramente teórico, reconhecendo os dilemas e resultados decorrentes de processos que requerem cooperação para preservar o meio ambiente.
Relevância/originalidade
Na revisão preliminar da literatura, verificou-se que poucas pesquisas abordaram concomitantemente a questão da sustentabilidade a partir dos subsídios da teoria dos jogos e da economia comportamental, quando voltada à proposta de ensino e aprendizagem.
Metodologia/abordagem
O protocolo experimental foi adaptado de Fehr e Gachter (2000) para a aplicação em sala de aula, consistindo num experimento de doze rodadas, contando com a possibilidade de fazer uso de incentivos econômicos para fomentar a cooperação em favor do bem público
Principais resultados
Dentre os resultados, destacam-se a discussão sobre o papel exercido pelo comportamento dos demais alunos, a cooperação condicional, as circunstâncias de utilização de incentivos econômicos para fomentar a cooperação, o dilema entre ganhos imediatos individuais e ganhos coletivos a longo prazo.
Contribuições teóricas/metodológicas
Esse trabalho contribuiu para as discussões acerca da utilização de experimentos econômicos como reforço à aprendizagem em cursos de graduação; possibilitando ao aluno o contato direto com o resultado de suas decisões e o impacto que essas podem provocar no meio ambiente
Contribuições sociais/para a gestão
Este trabalho contribui para a compreensão acerca do processo decisório cooperativo, sobre as como são tomadas as decisões sobre ganhos individuais e ganhos coletivos; e incentiva discussões multidisciplinares, algo necessário para o avanço do entendimento sobre a sustentabilidade

Abstract

Study goals
This paper aims to present a proposal for an economic experiment for teaching sustainability. Students, as active participants in experiments, can overcome the purely theoretical field, recognizing the dilemmas and results arising from processes that require cooperation to preserve the environment.
Relevance / originality
In the preliminary review of the literature, it was found that few researches concomitantly addressed the issue of sustainability from the subsidies of game theory and behavioral economics, when focused on the proposal of teaching and learning.
Methodology / approach
The experimental protocol was adapted from Fehr and Gachter (2000) for application in the classroom. It consists of a twelve-round experiment, with the possibility of making use of economic incentives to encourage cooperation in favor of the public good.
Main results
Among the potential results, can be highlighted the discussion on the role played by the behavior of the other students, conditional cooperation, the circumstances of using economic incentives to foster cooperation, the dilemma between immediate individual gains and collective long-term gains.
Theoretical / methodological contributions
This paper contributed to discussions about the use of economic experiments to reinforce learning in undergraduate courses; enabling students to have direct contact with the results of their decisions and the impact they may have on the environment.
Social / management contributions
This paper contributes to the understanding about the cooperative decision-making process, about how decisions are made about individual gains and collective gains; and encourages multidisciplinary discussions, something necessary for advancing understanding of sustainability