Objetivo do estudo
Este artigo analisa a necessidade de estabelecer um mercado de capacidade no setor elétrico do Brasil para melhorar a segurança, competitividade e atrair investimentos, abordando principalmente a transição de um mercado de energia "puro" para um que inclua capacidade.
Relevância/originalidade
Este estudo tem relevância prática por oferecer uma discussão abrangente sobre a implementação de um mercado de capacidade de energia no Brasil, avaliando as oportunidades e desafios envolvidos. Além disso, contribui ao comparar o caso brasileiro com as melhores práticas mundiais.
Metodologia/abordagem
Esta pesquisa utilizou uma abordagem exploratória e descritiva para aprofundar o entendimento dos tópicos e investigar as informações relevantes ao estudo. A metodologia se baseou em entrevistas com principais stakeholders do setor elétrico, incluindo geradores, distribuidores, consumidores, consultores, e reguladores.
Principais resultados
O estudo oferece insights para solidificar um mercado de capacidade competitivo, enfocando áreas como a distinção entre a divisão de energia base e o mercado de capacidade, estruturação de leilões e regulamentação, planejamento de longo prazo, e métodos para calcular a demanda.
Contribuições teóricas/metodológicas
Esse artigo contribui para a literatura fazendo um apanhado de casos sobre o desenvolvimento de mercado de capacidade em países desenvolvidos.
Contribuições sociais/para a gestão
Como contribuição prática, traz detalhes sobre o benefício da implementação de um mercado de capacidade no caso brasileiro.