Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DA CONCORRÊNCIA COM A INTRODUÇÃO DE UM MERCADO DE CAPACIDADE ENERGÉTICA NO BRASIL.
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Tema

Estratégia Corporativa e Competitiva

Autores

Nome
1 - Thaís Mélega Prandini
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP - São Paulo
2 - Moacir de Miranda Oliveira Junior
USP - Universidade de São Paulo -
3 - Aline Mariane de Faria
Centro Universitário da FEI - São Paulo

Reumo

Objetivo do estudo
Este artigo analisa a necessidade de estabelecer um mercado de capacidade no setor elétrico do Brasil para melhorar a segurança, competitividade e atrair investimentos, abordando principalmente a transição de um mercado de energia "puro" para um que inclua capacidade.
Relevância/originalidade
Este estudo tem relevância prática por oferecer uma discussão abrangente sobre a implementação de um mercado de capacidade de energia no Brasil, avaliando as oportunidades e desafios envolvidos. Além disso, contribui ao comparar o caso brasileiro com as melhores práticas mundiais.
Metodologia/abordagem
Esta pesquisa utilizou uma abordagem exploratória e descritiva para aprofundar o entendimento dos tópicos e investigar as informações relevantes ao estudo. A metodologia se baseou em entrevistas com principais stakeholders do setor elétrico, incluindo geradores, distribuidores, consumidores, consultores, e reguladores.
Principais resultados
O estudo oferece insights para solidificar um mercado de capacidade competitivo, enfocando áreas como a distinção entre a divisão de energia base e o mercado de capacidade, estruturação de leilões e regulamentação, planejamento de longo prazo, e métodos para calcular a demanda.
Contribuições teóricas/metodológicas
Esse artigo contribui para a literatura fazendo um apanhado de casos sobre o desenvolvimento de mercado de capacidade em países desenvolvidos.
Contribuições sociais/para a gestão
Como contribuição prática, traz detalhes sobre o benefício da implementação de um mercado de capacidade no caso brasileiro.

Abstract

Study goals
This article analyzes the need to establish a capacity market in Brazil's electricity sector to improve security, competitiveness and attract investment, mainly addressing the transition from a "pure" energy market to one that includes capacity.
Relevance / originality
This study is significant as it offers a comprehensive discussion on the implementation of an electricity capacity market in Brazil, evaluating the opportunities and challenges therein. It further contributes by comparing the Brazilian case to best practices in developed countries.
Methodology / approach
This research used an exploratory and descriptive approach to deepen the understanding of the topics and investigate the relevant information to the study The methodology was based on interviews with key stakeholders in the electricity sector, including generators, distributors, consumers, and consultants.
Main results
The study offers insights into solidifying a competitive capacity market, focusing on areas such as the distinction between the base energy split and the capacity market, auction structuring and regulation, long-term planning, and methods for calculating demand.
Theoretical / methodological contributions
This article contributes to the literature by surveying cases on capacity market development in developed countries.
Social / management contributions
As a practical contribution, it provides details on the benefit of implementing a capacity market in the Brazilian case.