Objetivo do estudo
A Economia Circular (CE) assenta num sistema de produção regenerativo que minimiza a entrada de matérias-primas e o desperdício de recursos naturais, e visa a sustentabilidade empresarial.
Relevância/originalidade
O objetivo deste estudo foi identificar quais são os temas emergentes sobre EC em modelos de negócios empreendedores para avançar nas pesquisas acadêmicas sobre o tema.
Metodologia/abordagem
Uma revisão sistemática da literatura selecionou 84 artigos do Web of Science e Scopus usando o Start, categorizando-os em sete categorias: Simbiose Industrial, Cadeia de Suprimentos, Ciclo de Vida do Produto, Modelos Circulares de Negócios, Plataforma de Compartilhamento, Produtor-Consumidor e Sistemas Produto-Serviço.
Principais resultados
A classificação desses modelos de negócios pode resultar em oportunidades de mudança de energia, criação de valor, extensão do ciclo de vida do produto, reaproveitamento de matérias-primas, estudo de indicadores e métricas, design de produtos, gerenciamento de resíduos gerando oportunidades para empreendedores.
Contribuições teóricas/metodológicas
Os estudos analisados indicam que a adoção de práticas de EC está sendo aplicada em diversos modelos de negócios, gerando oportunidades para a sociedade, instituições, organizações e empreendedores em geral.
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados sugerem que, para que as empresas empreendedoras tenham sucesso, seus gerentes precisam aprender a lidar com os desafios de gerenciar as barreiras e facilitadores de suas atividades.