Resumo

Título do Artigo

Registro de lições aprendidas em projetos: A gestão do conhecimento no método Dragon Dreaming
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Tema

Gestão do Conhecimento e Aprendizagem em Projetos

Autores

Nome
1 - Mauricio Augusto Cabral Ramos Junior
UFF - Universidade Federal Fluminense - Niterói

Reumo

Objetivo do estudo
Apurar e discutir os preceitos do método Dragon Dreaming para lidar com o conhecimento tácito advindo da gestão de projetos.
Relevância/originalidade
Análise (utilizando a Análise Textual como técnica estatística) dos preceitos de um método de gestão de projetos que, embora se baseie em princípios de sustentabilidade como fator de sucesso em projetos, é pouco difundido.
Metodologia/abordagem
Pesquisa de abordagem qualitativa, natureza básica e objetivos exploratórios, empregando os procedimentos bibliográfico e documental Em uma perspectiva filosófica, apoia-se em uma visão epistemológica e pragmática que questiona como transferir conhecimento entre indivíduos mobilizados para solucionar problemas de ordem prática.
Principais resultados
Apresentação da transcrição de reuniões como forma de apreender informações não registradas e dispersas nas equipes de projeto, contribuindo para análises textuais que possibilitem identificar lições candidatas ao registro como lições aprendidas e a memória organizacional.
Contribuições teóricas/metodológicas
Utilização de uma técnica de análise estatística de caráter léxico para obter uma representação qualitativa de um conteúdo documental, o que contribui para a compreensão de seus elementos estruturais mais significativos.
Contribuições sociais/para a gestão
No contexto da gestão do conhecimento em projetos, apresentação da transcrição de reuniões de equipes de projeto (e respectiva análise textual) como um fator de sucesso no registro de lições aprendidas e preservação da memória organizacional.

Abstract

Study goals
Investigate and discuss the precepts of the Dragon Dreaming method to deal with tacit knowledge arising from project management.
Relevance / originality
Use the Textual Analysis as a statistical technique for project management method precepts which, although based on sustainability principles as a success factor in projects, is not widespread.
Methodology / approach
Research with a qualitative approach, basic nature, and exploratory objectives, using bibliographic and documentary procedures. From a philosophical perspective, it ha based on an epistemological and pragmatic view that questions how to transfer knowledge between individuals mobilized to solve practical problems.
Main results
Presentation of the transcription of meetings as a way of apprehending unrecorded and dispersed information in the project teams, contributing to textual analyzes that make it possible to identify candidate lessons for registration as lessons learned and organizational memory.
Theoretical / methodological contributions
Use a lexical statistical analysis technique to obtain a qualitative representation of document content, which contributes to the understanding of its most significant structural elements.
Social / management contributions
In the context of knowledge management in projects, the presentation of the transcript of project team meetings (and respective textual analysis) is a success factor in recording lessons learned and preserving organizational memory.