Objetivo do estudo
Automatizar a obtenção e visualização de indicadores de performance em uma startup do setor de educação (EdTech), a fim de auxiliar na tomada de suas decisões estratégicas.
Relevância/originalidade
(i) possibilidade de aplicação em contexto real de mercado, aprimorando processo de análise de dados; (ii) experiência técnica para outros projetos da empresa; (iii) implicação acadêmica (teoria e prática) do tema em um contexto de rápida transformação.
Metodologia/abordagem
Implantação de BI em uma startup de educação (edtech) - estudo de caso, além de entrevistas individuais em profundidade com gestores estratégicos da empresa, selecionados via amostragem não-probabilístcia intencional (pesquisa descritiva, abordagem qualitativa, método de análise de conteúdo).
Principais resultados
Identificou-se a possibilidade de aprimoramento no processo de tomada de decisão durante um lançamento de produto, via informações geradas pelo BI, acelerando a obtenção da informação e tornando-a mais confiável aos gestores responsáveis pela tomada de decisões estratégicas do negócio.
Contribuições teóricas/metodológicas
Contribuiu para a academia ao apresentar a aplicabilidade do BI como ferramenta que auxilia na gestão, na tomada de decisões e na automação de dados, ampliando as discussões sobre gestão da informação e o uso de tecnologias da informação nos negócios.
Contribuições sociais/para a gestão
Propiciou a introdução de uma nova ferramenta no dia a dia da operação da edtech pesquisada, a qual se provou extremamente eficiente no auxílio à tomada de decisão no lançamentos de seus produtos digitais no mercado.