Resumo

Título do Artigo

SISTEMA DE BUSINESS INTELLIGENCE PARA COLETA E VISUALIZAÇÃO DE INDICADORES EM UMA STARTUP DE EDUCAÇÃO
Abrir Arquivo

Tema

Marketing digital

Autores

Nome
1 - Frederico Cesar Mafra Pereira
UFMG - Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento
2 - Marcelo Agenor Espíndola
Faculdade de Nova Serrana (FANS) - Nova Serrana - MG
3 - Victor Nacle de Castro
UFMG - Pampulha
4 - Josiane Luiza da Silva
Universidade do Estado de Minas Gerais - Divinópolis - MG

Reumo

Objetivo do estudo
Automatizar a obtenção e visualização de indicadores de performance em uma startup do setor de educação (EdTech), a fim de auxiliar na tomada de suas decisões estratégicas.
Relevância/originalidade
(i) possibilidade de aplicação em contexto real de mercado, aprimorando processo de análise de dados; (ii) experiência técnica para outros projetos da empresa; (iii) implicação acadêmica (teoria e prática) do tema em um contexto de rápida transformação.
Metodologia/abordagem
Implantação de BI em uma startup de educação (edtech) - estudo de caso, além de entrevistas individuais em profundidade com gestores estratégicos da empresa, selecionados via amostragem não-probabilístcia intencional (pesquisa descritiva, abordagem qualitativa, método de análise de conteúdo).
Principais resultados
Identificou-se a possibilidade de aprimoramento no processo de tomada de decisão durante um lançamento de produto, via informações geradas pelo BI, acelerando a obtenção da informação e tornando-a mais confiável aos gestores responsáveis pela tomada de decisões estratégicas do negócio.
Contribuições teóricas/metodológicas
Contribuiu para a academia ao apresentar a aplicabilidade do BI como ferramenta que auxilia na gestão, na tomada de decisões e na automação de dados, ampliando as discussões sobre gestão da informação e o uso de tecnologias da informação nos negócios.
Contribuições sociais/para a gestão
Propiciou a introdução de uma nova ferramenta no dia a dia da operação da edtech pesquisada, a qual se provou extremamente eficiente no auxílio à tomada de decisão no lançamentos de seus produtos digitais no mercado.

Abstract

Study goals
Automate the obtaining and visualization of performance indicators in a startup in the education sector (EdTech), in order to assist in making its strategic decisions.
Relevance / originality
(i) possibility of application in a real market context, improving the data analysis process; (ii) technical experience for other company projects; (iii) academic implication (theory and practice) of the theme in a rapidly changing context.
Methodology / approach
BI implementation in an education startup (edtech) - case study, in addition to in-depth individual interviews with strategic managers of the company, selected via intentional non-probability sampling (descriptive research, qualitative approach, content analysis method).
Main results
The possibility of improving the decision-making process during a product launch was identified, via information generated by BI, accelerating the obtaining of information and making it more reliable for the managers responsible for making strategic business decisions.
Theoretical / methodological contributions
He contributed to the academy by presenting the applicability of BI as a tool that helps in the management, decision-making and automation of data, expanding discussions on information management and the use of information technologies in business.
Social / management contributions
It enabled the introduction of a new tool in the day-to-day operation of the researched edtech, which proved to be extremely efficient in aiding decision-making in the launch of its digital products in the market.