Resumo

Título do Artigo

A INTERVENÇÃO DO EGP A PARTIR DAS EXPECTATIVAS DO CLIENTE EM UM PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO AUTOMOTIVO
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Tema

Competências Organizacionais e Individuais na Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Sergio Luiz Catto
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - MEMORIAL
2 - Marco Antonio Costantino Valentini
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - MEMORIAL
3 - Emerson Antonio Maccari
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -
4 - Rosaria de Fatima Segger Macri Russo
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Pós-Graduação em Gestão de Projetos

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste relato técnico é apresentar como foi realizada a gestão da expectativa do cliente, ou seja, o resultado da intervenção do EGP a partir da identificação das expectativas do cliente no projeto de desenvolvimento de um novo produto
Relevância/originalidade
O não atendimento das expectativas de cliente em relação aos resultados de um projeto de desenvolvimento de produto, levou a empresa a reivindicar a intervenção do escritório de gerenciamento de projetos (EGP). Buscando alinhar práticas gerenciais às pesquisas de engenharia, o EGP buscou atender aos requisitos do projeto e anseios dos stakeholders, replanejando e monitorando e controlando todas as fases do projeto.
Metodologia/abordagem
Um dos autores atuou ativamente nesse trabalho e a metodologia utilizada foi a pesquisa-ação.
Principais resultados
Dentre os resultados obtidos, verificou-se a melhora na organização do projeto, no relacionamento entre os stakeholders e a criação de uma patente a partir da proposta de inovação apresentada
Contribuições teóricas/metodológicas
Esse trabalho contribui para a melhoria no entendimento dos benefícios da prática do gerenciamento de projetos por profissionais habilitados para essa finalidade.
Contribuições sociais/para a gestão
Os achados desta pesquisa contribuirão para o entendimento de como a gestão de projetos pode agir na maximização do sucesso nas tratativas praticadas e no atendimento às espectativas das partes interessadas, com foco na eficiência da gestão e nos objetivos planejados.

Abstract

Study goals
The purpose of this technical report is to present how the customer's expectations were managed, that is, the result of the EGP intervention based on the identification of customer expectations in the project to develop a new product.
Relevance / originality
Failure to meet customer expectations regarding the results of a product development project, led the company to claim the intervention of the project management office (EGP). Seeking to align management practices with engineering research, the EGP sought to meet the requirements of the project and the concerns of stakeholders, redesigning and monitoring and controlling all phases of the project.
Methodology / approach
One of the authors actively participated in this work and the methodology used was action research.
Main results
Among the results obtained, there was an improvement in the project organization, in the relationship between stakeholders and the creation of a patent based on the innovation proposal presented
Theoretical / methodological contributions
This work contributes to improving the understanding of the benefits of project management practice by professionals qualified for this purpose.
Social / management contributions
The findings of this research will contribute to the understanding of how project management can act to maximize success in the practices practiced and in meeting the expectations of interested parties, with a focus on management efficiency and planned objectives.