Objetivo do estudo
O objetivo deste relato técnico é apresentar como foi realizada a gestão da expectativa do cliente, ou seja, o resultado da intervenção do EGP a partir da identificação das expectativas do cliente no projeto de desenvolvimento de um novo produto
Relevância/originalidade
O não atendimento das expectativas de cliente em relação aos resultados de um projeto de desenvolvimento de produto, levou a empresa a reivindicar a intervenção do escritório de gerenciamento de projetos (EGP). Buscando alinhar práticas gerenciais às pesquisas de engenharia, o EGP buscou atender aos requisitos do projeto e anseios dos stakeholders, replanejando e monitorando e controlando todas as fases do projeto.
Metodologia/abordagem
Um dos autores atuou ativamente nesse trabalho e a metodologia utilizada foi a pesquisa-ação.
Principais resultados
Dentre os resultados obtidos, verificou-se a melhora na organização do projeto, no relacionamento entre os stakeholders e a criação de uma patente a partir da proposta de inovação apresentada
Contribuições teóricas/metodológicas
Esse trabalho contribui para a melhoria no entendimento dos benefícios da prática do gerenciamento de projetos por profissionais habilitados para essa finalidade.
Contribuições sociais/para a gestão
Os achados desta pesquisa contribuirão para o entendimento de como a gestão de projetos pode agir na maximização do sucesso nas tratativas praticadas e no atendimento às espectativas das partes interessadas, com foco na eficiência da gestão e nos objetivos planejados.