Resumo

Título do Artigo

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PROJETOS EM PEQUENAS EMPRESAS: ESTUDO DE CASO EM UM MOINHO DE FABRICAÇÃO DE FARINHA
Abrir Arquivo

Tema

Metodologias e Ferramentas de Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Géssica Luiza Scariot
Univali - Universidade do Vale Do Itajaí - ITAJAÍ
2 - Vagner Luis Bazzanello
Univali - Universidade do Vale Do Itajaí - ITAJAÍ
3 - Carlos Enrique Watermann
Univali - Universidade do Vale Do Itajaí - Itajai
4 - Gabriel Gaiato
Univali - Universidade do Vale Do Itajaí - ITAJAÍ

Reumo

Objetivo do estudo
O presente relato técnico tem como objetivo demonstrar a importância da gestão de projetos nas indústrias de alimentos com problemas de alvarás, organização e gestão, apresentando diversos riscos de sobrevivência no mercado.
Relevância/originalidade
Desempenhar uma boa gestão sobre os projetos dentro das organizações é muito relevante, pois no momento em que as empresas investem capital em novas atividades ou projetos elas querem segurança e qualidade no que está sendo executado e para isso é preciso que haja de forma clara e sucinta o controle sobre essas operações
Metodologia/abordagem
foi feito uma analise técnica da situação, identificado os principais riscos, como, logística, fornecedores, comercial, utilização da marca e inadimplência. Um cronograma de trabalho foi estabelecido usando o Canvas para ter uma visão de todo o processo, após foi estruturado com o EAP a visão do Scopo, na sequencia foi utilizado o cronograma de atividades desenvolvido pelo Programa Projec Libre, a partir disso o "gerenciamento de projetos atingiu o objetivo pelas fases: iniciação, planejamento, execução, controle e finalização.
Principais resultados
A partir da realização deste estudo detalhado sobre uma empresa de alimentos, foi possível identificar os principais problemas que ocorrem nas empresas atualmente por se tratar de um caso real, a intervenção realizada, com o estudo de caso e seus riscos identificados, propiciaram a adoção de métodos de controle e gestão.
Contribuições teóricas/metodológicas
Análise e gestão de risco, tempo, custo, âmbito ou qualidade são fatores incertos que se ocorrerem terão um efeito positivo ou negativo sobre pelo menos um objetivo do projeto. A gestão de riscos é uma das principais atividades nos processos da organização, faz parte das responsabilidades da administração, do desenvolvimento e sucesso de qualquer empresa, sob a ótica do planejamento estratégico e todos os processos de gestão de projetos e gestão de confiança.
Contribuições sociais/para a gestão
Este estudo é aplicável na gestão de projetos com as ferramentas necessárias de acordo com cada empresa, podendo ser utilizado em empresas de grande e pequeno porte deste segmento ou de ramos similares.

Abstract

Study goals
This technical report aims to demonstrate the importance of project management in the food industries with problems with permits, organization and management, presenting various risks of survival in the market.
Relevance / originality
Performing good management on projects within organizations is very relevant, because when companies invest capital in new activities or projects they want security and quality in what is being carried out and for this to be necessary, there must be a clear and succinct way control over these operations
Methodology / approach
534/5000 A technical analysis of the situation was carried out, identifying the main risks, such as, logistics, suppliers, commercial, use of the brand and default. A work schedule was established using Canvas to have a view of the whole process, after Scopo's vision was structured with the EAP, then the schedule of activities developed by the Projec Libre Program was used, from there the "management of projects reached the objective through the phases: initiation, planning, execution, control and completion.
Main results
From the realization of this detailed study on a food company, it was possible to identify the main problems that occur in companies today because it is a real case, the intervention performed, with the case study and its identified risks, led to the adoption of control and management methods.
Theoretical / methodological contributions
Analysis and management of risk, time, cost, scope or quality are uncertain factors that, if they occur, will have a positive or negative effect on at least one project objective. Risk management is one of the main activities in the organization's processes, it is part of the management's responsibilities, of the development and success of any company, from the perspective of strategic planning and all project management and trust management processes.
Social / management contributions
This study is applicable in project management with the necessary tools according to each company, and can be used in large and small companies in this segment or similar branches.