Resumo

Título do Artigo

COMPETÊNCIAS REQUERIDAS EM EQUIPES DE PROJETOS ÁGEIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EDTECH
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Tema

Competências Organizacionais e Individuais na Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Laila Cristina Couto Gonçalves
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) - Barreiro
2 - Silvia Alves Assumpção de Oliveira
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) - Barreiro
3 - Jéssica de Carvalho Amaral Pacheco
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) - Barreiro, Belo Horizonte
4 - Paula Karina Salume
UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei - Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis - DECAC

Reumo

Objetivo do estudo
O presente artigo buscou identificar quais competências têm sido demandadas aos profissionais que atuam em projetos, no âmbito de abordagens ágeis.
Relevância/originalidade
O intuito é orientar gestores de projetos a formar equipes de alta performance, capazes de entregar valor, maior produtividade e lucratividade para as organizações.
Metodologia/abordagem
A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa por meio do estudo de caso em uma edtech, empresa startup educacional, através de entrevistas semiestruturadas, presenciais e virtuais, com colaboradores da empresa que compõem dois squads distintos. As entrevistas permitiram conhecer o perfil e as competências de cada profissional entrevistado, além de sua visão em relação ao ambiente de trabalho circunscrito em processos ágeis de gerenciamento de projetos e necessidade de equipes de alta performance.
Principais resultados
O estudo revelou que as principais competências valorizadas no time são: conhecimento técnico e da abordagem de projetos, comunicação, saber trabalhar em equipe, capacidade de execução, flexibilidade, liderança, colaboração e proatividade.
Contribuições teóricas/metodológicas
Para isso, analisou-se as competências demandadas pelo mercado atual, nas dimensões do conhecimento, habilidades e atitudes (CHA), segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial (2016), baseando-se nas características de equipes de alta performance, especialmente as que utilizam métodos de gerenciamento ágeis, se organizam em squads, e adotam a técnica Kanban em sua rotina de condução de projetos.
Contribuições sociais/para a gestão
Orientar gestores a construir equipes de alta performance por meio da alocação de profissionais por competências e habilidades afim de potencializar os resultados para a organização.

Abstract

Study goals
The present article sought to identify which competencies have been demanded to the professionals who work in projects, in the context of agile approaches.
Relevance / originality
The aim is to guide project managers to form high performance teams, capable of delivering value, greater productivity and profitability for organizations.
Methodology / approach
The research used a qualitative approach through a case study in an edtech, an educational startup company, through semi-structured interviews, presencial and virtual, with company employees who make up two different squads. The interviews allowed knowing the profile and the skills of each professional interviewed, as well as their vision regarding the work environment circumscribed in agile project management processes and the need for high performance teams.
Main results
The study revealed that the main skills valued in the team are: technical knowledge and project approach, communication skills, teamwork, ability to execute, flexibility, leadership, collaboration and proactivity.
Theoretical / methodological contributions
For this, the competencies demanded by the current market were analyzed, in the dimensions of knowledge, skills and attitudes (KSA), according to the report of the World Economic Forum (2016), based on the characteristics of high performance teams, especially those that use agile management methods, organize themselves in squads, and adopt the Kanban method in their project management routine.
Social / management contributions
Orientate managers to build high performance teams by allocating professionals by skills and abilities in order to maximize results for the organization.