Objetivo do estudo
O presente artigo buscou identificar quais competências têm sido demandadas aos profissionais que atuam em projetos, no âmbito de abordagens ágeis.
Relevância/originalidade
O intuito é orientar gestores de projetos a formar equipes de alta performance, capazes de entregar valor, maior produtividade e lucratividade para as organizações.
Metodologia/abordagem
A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa por meio do estudo de caso em uma edtech, empresa startup educacional, através de entrevistas semiestruturadas, presenciais e virtuais, com colaboradores da empresa que compõem dois squads distintos. As entrevistas permitiram conhecer o perfil e as competências de cada profissional entrevistado, além de sua visão em relação ao ambiente de trabalho circunscrito em processos ágeis de gerenciamento de projetos e necessidade de equipes de alta performance.
Principais resultados
O estudo revelou que as principais competências valorizadas no time são: conhecimento técnico e da abordagem de projetos, comunicação, saber trabalhar em equipe, capacidade de execução, flexibilidade, liderança, colaboração e proatividade.
Contribuições teóricas/metodológicas
Para isso, analisou-se as competências demandadas pelo mercado atual, nas dimensões do conhecimento, habilidades e atitudes (CHA), segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial (2016), baseando-se nas características de equipes de alta performance, especialmente as que utilizam métodos de gerenciamento ágeis, se organizam em squads, e adotam a técnica Kanban em sua rotina de condução de projetos.
Contribuições sociais/para a gestão
Orientar gestores a construir equipes de alta performance por meio da alocação de profissionais por competências e habilidades afim de potencializar os resultados para a organização.