Objetivo do estudo
Analisar, sob o foco do modelo VRIO, a Gestão Estratégica de Pessoas conduzida na Farmácia Alfa – Matriz, avaliando as vantagens competitivas obtidas.
Relevância/originalidade
A pesquisa apresenta uma metodologia moderna - Modelo VRIO, que aponta os caminhos a serem traçados para se atingir uma verdadeira diferenciação no mercado; pautada pela raridade, e pela não imitabilidade, tendo como consequência a produção de valor. Essa diferenciação, é baseada no aproveitamento de recursos já disponíveis na Farmácia Alfa - Matriz.
Metodologia/abordagem
Quanto à metodologia, caracteriza-se por possuir uma natureza aplicada. Conforme Gerhardt e Silveira (2009), a pesquisa aplicada, possui como objetivo principal a geração de conhecimentos, que por sua vez são dirigidos à solução de problemas específicos.
No que se refere à abordagem, classifica-se como qualitativa e quantitativa. A pesquisa qualitativa ocupa-se dos aspectos da realidade que não podem ser quantificados, centrando-se na compreensão e explicação dos fenômenos decorrentes das dinâmicas sociais, conforme aponta Gerhardt e Silveira (2009). Por se valer da aplicação de um questionário para a realização da coleta de dados, a pesquisa também caracterizada como pesquisa quantitativa. Conforme Richardson (1999) o método quantitativo caracteriza-se pelo emprego de quantificações, seja no âmbito da coleta dos dados, seja durante o processo de análise dos mesmos. O autor afirma que tal método representa a intenção de se assegurar a precisão dos resultados, evitando distorções de interpretações e conferindo margem de segurança às inferências posteriores.
De acordo com o autor, o uso de entrevistas, normais à abordagem qualitativa, enriquecem as informações obtidas pelos questionários, normais à abordagem quantitativa, dado o grau de profundidade e detalhamento das técnicas qualitativas. Nesse sentido, diante da possibilidade de enquadramento em ambas as abordagens, a pesquisa caracteriza-se por possuir abordagem qualitativa e quantitativa.
Principais resultados
No que se refere à gestão de pessoas conduzida pela Farmácia Alfa – Matriz, pode se afirmar que é estratégica, por incluir as demandas do capital humano no planejamento estratégico da empresa. Essa gestão, apresenta falhas e pontos de melhoria, uma vez que trata a motivação dos funcionários somente no aspecto extrínseco, negligenciando o aspecto intrínseco dos mesmos.
Embora falha, a gestão conduzida na Farmácia Alfa – Matriz, produz resultados e motiva uma boa parcela de seus colaboradores. No entanto, há de se destacar a necessidade de mudança de postura, haja visto que, o diferencial competitivo conquistado por tais práticas de gestão, poderá ser suplantado com certa facilidade, dada a pouca dificuldade se imitar o modelo estratégico instaurado.
Essa necessária mudança de postura, reforça a noção de que as práticas de gestão dos recursos humanos da organização, encontram-se distantes da realidade modernizada da empresa, havendo a demanda de criação e implementação de estratégias de gestão de pessoas que garantam o sucesso da Farmácia Alfa - Matriz.
Dessa forma, as propostas de melhoria apresentadas fazem-se necessárias caso a organização anseie por produzir um diferencial competitivo duradouro, elevando o capital humano à condição de recurso devidamente valioso, quais sejam: necessidade de capacitação do nível tático da organização, para que possam desenvolver visão estratégica; necessidade da empresa estabelecer metas alcançáveis; priorizar o resgate às práticas que preconizem os aspectos motivacionais do indivíduo afim de alcançar um status de efetiva satisfação dos funcionários; entre outras.
Contribuições teóricas/metodológicas
A fundamentação teórica, sustentáculo do estudo realizado, é resultado da consecução de pesquisas bibliográficas que expõem os conceitos da gestão estratégica de pessoas, conduzida à luz dos métodos de valor, raridade, imitabilidade e organização - Modelo VRIO.
Vale ressaltar que a pesquisa envolveu descrever os processos inerentes à Gestão Estratégica de Pessoas, norteados pelo Modelo VRIO; avaliar as práticas da gestão estratégica de pessoas adotadas pela Farmácia Alfa – Matriz; e propor ações de modo a promover uma gestão estratégica de pessoas que vise a geração de diferencial competitivo para a organização.
Contribuições sociais/para a gestão
Espera-se que esse trabalho evidencie o potencial existente nos recursos humanos da Farmácia Alfa - Matriz; contribuindo para que os processos de gestão, conduzidos na empresa do ramo de varejo farmacêutico, tornem-se mais sensíveis e atentos às necessidades de motivação e valorização do capital humano. Fica então, como desafio, a ruptura com o modelo de gestão tradicional, baseado meramente na hierarquia e na remuneração. E propõe-se a construção de um novo modelo cooperativo e holístico, onde o funcionário, passe a ser um colaborador que está no centro das discussões da empresa, contribuindo para o crescimento diário.