Resumo

Título do Artigo

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS: ANÁLISE DO MODELO VRIO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO NA FARMÁCIA ALFA - MATRIZ
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Tema

Estratégia Corporativa e Competitiva

Autores

Nome
1 - Alexandre Bicalho Barcelos
-
2 - Ana Paula Cota Moreira
Rede de Ensino Doctum - João Monlevade
3 - Breno Eustáquio da Silva
Instituto Ensinar Brasil - Rede Doctum - João Monlevade
4 - Rúbia Magalhães Fraga Zocal
Instituto Ensinar Brasil - Rede Doctum -

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar, sob o foco do modelo VRIO, a Gestão Estratégica de Pessoas conduzida na Farmácia Alfa – Matriz, avaliando as vantagens competitivas obtidas.
Relevância/originalidade
A pesquisa apresenta uma metodologia moderna - Modelo VRIO, que aponta os caminhos a serem traçados para se atingir uma verdadeira diferenciação no mercado; pautada pela raridade, e pela não imitabilidade, tendo como consequência a produção de valor. Essa diferenciação, é baseada no aproveitamento de recursos já disponíveis na Farmácia Alfa - Matriz.
Metodologia/abordagem
Quanto à metodologia, caracteriza-se por possuir uma natureza aplicada. Conforme Gerhardt e Silveira (2009), a pesquisa aplicada, possui como objetivo principal a geração de conhecimentos, que por sua vez são dirigidos à solução de problemas específicos. No que se refere à abordagem, classifica-se como qualitativa e quantitativa. A pesquisa qualitativa ocupa-se dos aspectos da realidade que não podem ser quantificados, centrando-se na compreensão e explicação dos fenômenos decorrentes das dinâmicas sociais, conforme aponta Gerhardt e Silveira (2009). Por se valer da aplicação de um questionário para a realização da coleta de dados, a pesquisa também caracterizada como pesquisa quantitativa. Conforme Richardson (1999) o método quantitativo caracteriza-se pelo emprego de quantificações, seja no âmbito da coleta dos dados, seja durante o processo de análise dos mesmos. O autor afirma que tal método representa a intenção de se assegurar a precisão dos resultados, evitando distorções de interpretações e conferindo margem de segurança às inferências posteriores. De acordo com o autor, o uso de entrevistas, normais à abordagem qualitativa, enriquecem as informações obtidas pelos questionários, normais à abordagem quantitativa, dado o grau de profundidade e detalhamento das técnicas qualitativas. Nesse sentido, diante da possibilidade de enquadramento em ambas as abordagens, a pesquisa caracteriza-se por possuir abordagem qualitativa e quantitativa.
Principais resultados
No que se refere à gestão de pessoas conduzida pela Farmácia Alfa – Matriz, pode se afirmar que é estratégica, por incluir as demandas do capital humano no planejamento estratégico da empresa. Essa gestão, apresenta falhas e pontos de melhoria, uma vez que trata a motivação dos funcionários somente no aspecto extrínseco, negligenciando o aspecto intrínseco dos mesmos. Embora falha, a gestão conduzida na Farmácia Alfa – Matriz, produz resultados e motiva uma boa parcela de seus colaboradores. No entanto, há de se destacar a necessidade de mudança de postura, haja visto que, o diferencial competitivo conquistado por tais práticas de gestão, poderá ser suplantado com certa facilidade, dada a pouca dificuldade se imitar o modelo estratégico instaurado. Essa necessária mudança de postura, reforça a noção de que as práticas de gestão dos recursos humanos da organização, encontram-se distantes da realidade modernizada da empresa, havendo a demanda de criação e implementação de estratégias de gestão de pessoas que garantam o sucesso da Farmácia Alfa - Matriz. Dessa forma, as propostas de melhoria apresentadas fazem-se necessárias caso a organização anseie por produzir um diferencial competitivo duradouro, elevando o capital humano à condição de recurso devidamente valioso, quais sejam: necessidade de capacitação do nível tático da organização, para que possam desenvolver visão estratégica; necessidade da empresa estabelecer metas alcançáveis; priorizar o resgate às práticas que preconizem os aspectos motivacionais do indivíduo afim de alcançar um status de efetiva satisfação dos funcionários; entre outras.
Contribuições teóricas/metodológicas
A fundamentação teórica, sustentáculo do estudo realizado, é resultado da consecução de pesquisas bibliográficas que expõem os conceitos da gestão estratégica de pessoas, conduzida à luz dos métodos de valor, raridade, imitabilidade e organização - Modelo VRIO. Vale ressaltar que a pesquisa envolveu descrever os processos inerentes à Gestão Estratégica de Pessoas, norteados pelo Modelo VRIO; avaliar as práticas da gestão estratégica de pessoas adotadas pela Farmácia Alfa – Matriz; e propor ações de modo a promover uma gestão estratégica de pessoas que vise a geração de diferencial competitivo para a organização.
Contribuições sociais/para a gestão
Espera-se que esse trabalho evidencie o potencial existente nos recursos humanos da Farmácia Alfa - Matriz; contribuindo para que os processos de gestão, conduzidos na empresa do ramo de varejo farmacêutico, tornem-se mais sensíveis e atentos às necessidades de motivação e valorização do capital humano. Fica então, como desafio, a ruptura com o modelo de gestão tradicional, baseado meramente na hierarquia e na remuneração. E propõe-se a construção de um novo modelo cooperativo e holístico, onde o funcionário, passe a ser um colaborador que está no centro das discussões da empresa, contribuindo para o crescimento diário.

Abstract

Study goals
Analyze, under the focus of the VRIO model, the Strategic People Management conducted at Farmácia Alfa - Matriz, evaluating the competitive advantages obtained.
Relevance / originality
The research presents a modern methodology - Model VRIO, which points out the ways to be traced to achieve a real differentiation in the market; guided by rarity and non-imitability, resulting in the production of value. This differentiation is based on the use of resources already available at Alfa Pharmacy - Matriz.
Methodology / approach
As for the methodology, it is characterized by having an applied nature. According to Gerhardt and Silveira (2009), applied research has as its main objective the generation of knowledge, which in turn is directed to the solution of specific problems. Regarding the approach, it is classified as qualitative and quantitative. Qualitative research deals with aspects of reality that cannot be quantified, focusing on understanding and explaining the phenomena resulting from social dynamics, as pointed out by Gerhardt and Silveira (2009). Because it uses a questionnaire to perform data collection, the research is also characterized as quantitative research. According to Richardson (1999), the quantitative method is characterized by the use of quantifications, either in the scope of data collection, or during the data analysis process. The author states that this method represents the intention of ensuring the accuracy of the results, avoiding distortions of interpretations and providing a safety margin for subsequent inferences. According to the author, the use of interviews, normal to the qualitative approach, enriches the information obtained by the questionnaires, normal to the quantitative approach, given the degree of depth and detail of the qualitative techniques. In this sense, given the possibility of framing both approaches, the research is characterized by having a qualitative and quantitative approach.
Main results
With regard to people management conducted by guided by rarity and non-imitability, resulting in the production of value This differentiation is based on the use of resources already available at Alfa Pharmacy - Matriz, it can be said that it is strategic, as it includes the demands of human capital in the company's strategic planning This management has flaws and points for improvement, since it deals with the motivation of employees only in the extrinsic aspect, neglecting their intrinsic aspect Although it fails, the management conducted at Farmácia Alfa - Matriz produces results and motivates a good portion of its employees However, there is a need to change the attitude, given that the competitive differential achieved by such management practices can be easily overcome, given the little difficulty if it imitates the established strategic model This necessary change in attitude reinforces the notion that the human resources management practices of the organization are far from the modernized reality of the company, with the demand for the creation and implementation of people management strategies that guarantee the success of the Pharmacy Alpha - Matrix Thus, the improvement proposals presented are necessary if the organization wishes to produce a lasting competitive differential, raising human capital to the condition of a duly valuable resource, namely: the need for training at the organization's tactical level, so that they can develop strategic vision; the company's need to establish achievable goals; prioritize the rescue of practices that advocate the individual's motivational aspects in order to
Theoretical / methodological contributions
The theoretical foundation, the mainstay of the study, is the result of bibliographic research that exposes the concepts of strategic people management, conducted in the light of the methods of value, rarity, imitability and organization - VRIO Model. It is worth mentioning that the research involved describing the processes inherent to Strategic People Management, guided by the VRIO Model; evaluate the strategic management practices of people adopted by Alfa Pharmacy - Matriz; and to propose actions in order to promote a strategic management of people that aims at generating a competitive differential for the organization.
Social / management contributions
It is expected that this work will highlight the potential that exists in the human resources of Alfa Pharmacy - Matriz; contributing so that the management processes, conducted in the pharmaceutical retail company, become more sensitive and attentive to the needs of motivation and valorization of human capital. The challenge, then, is to break with the traditional management model, based merely on hierarchy and remuneration. And it is proposed to build a new cooperative and holistic model, where the employee becomes a collaborator who is at the center of the company's discussions, contributing to daily growth.