Resumo

Título do Artigo

Hedge Accounting (IFRS 7): Divulgação de Empresas Abertas Brasileiras
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - FRANCISCO JOSE TURRA
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Higienópolis
2 - Neusa Maria Bastos Fernandes dos Santos
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP -
3 - Cecília Moraes Santostaso Geron
Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCSA
4 - Lauro Ishikawa
FACULDADE AUTÔNOMA DE DIREITO - SÃO PAULO

Reumo

Objetivo do estudo
Este artigo teve como objetivo verificar a relação entre características específicas (total de 14) e a divulgação do hedge accounting (HA) em empresas abertas brasileiras.
Relevância/originalidade
Há uma lacuna na literatura, pois tais estudos não estudaram com tal amplitude as características específicas (14 no total) que podem influenciar a divulgação do HA, como este estudo se propõe
Metodologia/abordagem
Este estudo é de natureza descritiva e quantitativo. Os dados foram analisados por meio de estatística de regressão linear múltipla e de correlação múltipla
Principais resultados
Os principais resultados sugerem relação positiva entre a auditoria externa Big Four (AUD) e o nível de divulgação do HA, corroborando a literatura estudada; não foi encontrada relação significativa entre as demais características e o HA, o que não permite fazer inferências acerca da relação entre estas características e o nível de evidenciação do HA
Contribuições teóricas/metodológicas
Contribuir para um maior conhecimento sobre a divulgação do HA e os fatores a ele associados
Contribuições sociais/para a gestão
As empresas e aos órgãos reguladores, bem como aos gestores, auditores, acadêmicos e analistas de mercado serão beneficiados com esse estudo

Abstract

Study goals
This article aimed to verify the relationship between specific characteristics (total of 14) and the disclosure of hedge accounting (HA) in Brazilian listed companies
Relevance / originality
There is a gap in the literature, as such studies have not studied the specific characteristics (14 in total) that can influence the dissemination of AH, as this study proposes
Methodology / approach
This study is descriptive and quantitative. The data were analyzed using multiple linear regression and multiple correlation statistics
Main results
The main results suggest a positive relationship between the Big Four external audit (AUD) and the level of disclosure of HA, corroborating the studied literature; no significant relationship was found between the other characteristics and HA, which does not allow inferences about the relationship between these characteristics and and the HA
Theoretical / methodological contributions
Contribute to greater knowledge about the dissemination of HA and the factors associated with it
Social / management contributions
Companies and regulatory bodies, as well as managers, auditors, academics and market analysts will benefit from this study