Objetivo do estudo
Este artigo teve como objetivo verificar a relação entre características específicas (total de 14) e a divulgação do hedge accounting (HA) em empresas abertas brasileiras.
Relevância/originalidade
Há uma lacuna na literatura, pois tais estudos não estudaram com tal amplitude as características específicas (14 no total) que podem influenciar a divulgação do HA, como este estudo se propõe
Metodologia/abordagem
Este estudo é de natureza descritiva e quantitativo. Os dados foram analisados por meio de estatística de regressão linear múltipla e de correlação múltipla
Principais resultados
Os principais resultados sugerem relação positiva entre a auditoria externa Big Four (AUD) e o nível de divulgação do HA, corroborando a literatura estudada; não foi encontrada relação significativa entre as demais características e o HA, o que não permite fazer inferências acerca da relação entre estas características e o nível de evidenciação do HA
Contribuições teóricas/metodológicas
Contribuir para um maior conhecimento sobre a divulgação do HA e os fatores a ele associados
Contribuições sociais/para a gestão
As empresas e aos órgãos reguladores, bem como aos gestores, auditores, acadêmicos e analistas de mercado serão beneficiados com esse estudo