Resumo

Título do Artigo

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: ANÁLISE DA EVOLUÇÃO EMPRESARIAL NO SETOR DE INSTRUMENTOS MUSICAIS E ACESSÓRIOS NO BRASIL
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Inovação

Autores

Nome
1 - José Edson Lara
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Mestrado
2 - Sulamita Bárbara Ribeiro Nascimento
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Minas Gerais, Brasil.
3 - Luiz Rodrigo Cunha Moura
Centro Universitário UNA -
4 - Thalles Augusto Tissot-Lara
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) -

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar a configuração do estado da transformação digital em organizações orientadas para negócios musicais no Brasil.
Relevância/originalidade
O tema da transformação digital tem estado em evidência na literatura em estratégias de negócios e tecnologias em um novo ambiente, marcado pela complexidade, sofisticação, robustez, volatilidade e incertezas. A relevância consiste em estudar a evolução da transformação digital em um setor importante e tradicional. O modelo estudado, inovador, contempla a convergência dos cinco construtos da propensão à transformação digital: cliente, competição, inovação, informações e valor.
Metodologia/abordagem
Pesquisa quantitativa utilizando uma survey com 201 representantes dos negócios no Brasil. Foi utilizada a modelagem de equações estruturais para se estudar os construtos do modelo adotado
Principais resultados
A validade nomológica foi alcançada. Todos os construtos impactam positiva e significativamente na transformação digital, no modelo simplificado. No Amos, a Inovação sobressaiu-se na explicabilidade da transformação, seguida por Clientes e Competição. O Valor oferecido apresentou mais de 50% para a sua variância explicada.
Contribuições teóricas/metodológicas
Teoricamente o trabalho contribui discutindo e validando um modelo capaz de demonstrar a orientação à transformação digital nas organizações. Metodologicamente a contribuição consiste na aplicabilidade de estatísticas robustas para estudos científicos.
Contribuições sociais/para a gestão
A compreensão da evolução das organizações à um mundo muito mais complexo, inteligente e sofisticado justifica a realização de um trabalho que efetivamente é contributivo ao mundo dos negócios. Socialmente este trabalho pretende contribuir trazendo clareza aos profissionais da área, facilitando empregabilidade e o desenvolvimento de novas atividades.

Abstract

Study goals
To analyze the configuration of the state of digital transformation in organizations oriented to music business in Brazil.
Relevance / originality
The topic of digital transformation has been in evidence in the literature on business strategies and technologies in a new environment, marked by complexity, sophistication, robustness, volatility and uncertainty. The relevance is to study the evolution of digital transformation in an important and traditional sector. The studied model, innovative, contemplates the convergence of the five constructs of propensity to digital transformation: customer, competition, innovation, information and value.
Methodology / approach
Quantitative research using a survey of 201 business representatives in Brazil. Structural equation modeling was used to study the constructs of the adopted model.
Main results
Nomological validity has been achieved. All constructs have a positive and significant impact on digital transformation, in the simplified model. At Amos, Innovation excelled in explaining the transformation, followed by Customers and Competition. The Value offered presented more than 50% for its explained variance.
Theoretical / methodological contributions
Theoretically the work contributes by discussing and validating a model capable of demonstrating the orientation towards digital transformation in organizations. Methodologically, the contribution consists in the applicability of robust statistics for scientific studies.
Social / management contributions
The understanding of the evolution of organizations towards a much more complex, intelligent and sophisticated world justifies the performance of work that is effectively contributing to the business world. Socially, this work aims to contribute bringing clarity to professionals in the area, facilitating employability and the development of new activities.