Objetivo do estudo
Este artigo visa responder à seguinte questão de pesquisa: como a presença da cultura da inovação influencia a qualidade da experiência do cliente em MPEs de serviço?
Como objetivos específicos, busca determinar o grau da presença da cultura da inovação e a qualidade da experiência do cliente; e avaliar a influência da cultura da inovação na qualidade da experiência do cliente.
Relevância/originalidade
A aplicação dos modelos de Dobni e o QEC no contexto das PEs se mostrou adequado, sendo, portanto, instrumentos úteis para a inovação e competitividade destas empresas, oferecendo embasamento para mensuração nos quesitos presença da cultura da inovação e qualidade de experiência do cliente, nessas empresas de serviços.
Metodologia/abordagem
Esta pesquisa é qualitativa e foi abordada pelo método de estudo de casos múltiplos. O percurso metodológico passou pelas fases:
formação da questão de pesquisa e objetivos; elaboração do referencial teórico; seleção das unidades de análise; criação do instrumento de coleta; coleta;
análise e discussão dos resultados; e conclusão. As unidades de análise do estudo foram as MPEs de São José do Rio Preto-SP, atuantes, em 2019,
no Projeto Agentes Locais da Inovação (Projeto ALI) do Sebrae e CNPq. A escolha dos casos se deu por conveniência do pesquisador, que optou apenas por empresas
de Pequeno Porte (PP) ou Pequenas Empresas (PEs) de serviço. A construção do instrumento de pesquisa ancorou-se no referencial teórico deste estudo e os dados
foram coletados nos meses de outubro e novembro de 2019, por meio de entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionário com os empresários das PEs
colaboradores e clientes. A respeito dos resultados, a presença da cultura da inovação (DOBNI, 2008) e a qualidade da experiência do cliente (MAKLAN; KLAUS, 2011),
aqui denominado Índice QEC, foram aferidos pela fórmula ∑(αX)*100/5, adaptada de Ghosh e Jintanapakanont (2004).
Principais resultados
A medida que a presença da cultura da inovação é ampliada na PE, melhor tende a ser a qualidade da experiência oferecida ao consumidor, constatação respaldada pelo
impacto, entre médio a alto, que existe da cultura sobre a qualidade da experiência. A cultura da inovação apresenta entre baixa e média presença nas PEs estudadas, demonstrando que ainda há espaço para elas evoluírem nesse quesito, também foi possível constatar que as PEs observadas não aplicam um nível de experiência ideal para os clientes.
Contribuições teóricas/metodológicas
Os modelos, quando aplicados, se mostraram úteis para a gestão da inovação e da qualidade da experiência do cliente nessas empresas, sendo o grau de presença da cultura da inovação fator preponderante para o melhor desempenho das PEs.
Contribuições sociais/para a gestão
Este estudo apresenta alguns gatilhos para a criatividade, engajamento dos colaboradores e expansão da cultura da inovação nas empresas, tais como a comunicação constante, atendimento às necessidades individuais e técnicas dos colaboradores, incentivo à autonomia, treinamentos, orientação dos funcionários para o mercado, reuniões periódicas e espaço específico para o registro de ideias. O artigo evidencia também importância de maiores interações entre as empresas e clientes, criando uma relação emocional e social que resulte na maior flexibilidade da PE para lidar com as suas necessidades e mantê-los atualizados sobre as respectivas opções de serviços, o que também reduziria a abertura destes consumidores para receberem ofertas das organizações concorrentes.