Resumo

Título do Artigo

REESTRUTURAÇÃO DAS ROTINAS E PROCESSOS NO DEPARTAMENTO FINANCEIRO DE UMA TRANSPORTADORA
Abrir Arquivo

Tema

Inovação em Serviços

Autores

Nome
1 - JUCILENE NAZARE
Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - SANTA CRUZ
2 - Geovana Aparecida Pires Chagas
Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - Santa Cruz
3 - João Francisco Morozini
Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - Guarapuava/PR

Reumo

Objetivo do estudo
Reestruturar o departamento financeiro de uma empresa de médio porte.
Relevância/originalidade
A realização deste estudo é por conta da seguinte situação-problema: a empresa estudada está com problemas no planejamento e controle financeiro, com uma rotina e processo obsoleta, a qual não permite gerar informações pertinentes para auxiliar nas tomadas de decisões.
Metodologia/abordagem
Para a realização deste estudo utilizou-se a estratégia de estudo de caso, juntamente com intervenção profissional e a observação direta com objeto de estudo. Para a coleta de dados utilizou-se a entrevista informal, juntamente com um diário de campo, onde foram anotadas as informações pertinentes para o trabalho.
Principais resultados
Foram encontrados 4 problemas principais: Problema 1: Falta de informatização; Problema 2: Dependência de outros setores;Problema 3: Falta de planejamento e controle financeiro;Problema 4: Ciclo financeiro: Prazo de pagamento menor que o prazo de recebimento. Para estes problemas foram elaboradas as proposições: Proposição para o Problema 1: Aquisição do arquivo de Remessa e Retorno; Proposição para o Problema 2: Integração do sistema interno entre todos os departamentos;Proposição para o Problema 3: Desenvolvimento de um controle de caixa;Proposições para o Problema 4: Reestruturar as rotinas e processos do departamento de compras e comercial, e capacitar os colaboradores. Também foi desenvolvido um novo layout para o setor estudado. Após estes levantamento constatou processos e rotinas obsoletos e desfragmentados, com problemas evidentes. Notou-se também que apesar de ser uma empresa de médio porte, seus processos são muito inferiores ao esperado, não há uma rotina padronizada para executar suas atividades, fazendo com que o setor financeiro apresente diversas dificuldades para programação e controle, tanto na subseção do contas a pagar como o contas a receber.
Contribuições teóricas/metodológicas
No que tange as contribuições teóricas e metodológicas este projeto contribuirá com pesquisas na área acadêmica de sociais aplicada, disseminando o conhecimento obtido para mais estudiosos e pesquisadores da área.
Contribuições sociais/para a gestão
Mesmo sendo desenvolvido em uma empresa de transporte rodoviário de carga, a contribuição social deste estudo vai além deste ramo, uma vez que, a maioria das empresas possuem um setor financeiro, permitindo assim, o benefício destas informações para qualquer empresa interessada, visando auxiliá-las nas tomadas de decisões assertivas,permitindo a continuidade da empresa.

Abstract

Study goals
Restructure the financial department of a medium-sized company
Relevance / originality
The realization of this study is due to the following problem situation: the studied company is having problems in planning and financial control, with an obsolete routine and process, which does not allow the generation of pertinent information to assist in decision making.
Methodology / approach
To carry out this study, we used the case study strategy, together with professional intervention and direct observation with the object of study. For data collection, an informal interview was used, together with a field diary, where the relevant information for the work was noted.
Main results
Four main problems were found: Problem 1: Lack of computerization; Problem 2: Dependence on other sectors; Problem 3: Lack of financial planning and control; Problem 4: Financial cycle: Payment term shorter than the receipt term. For these problems the propositions were elaborated: Proposition for Problem 1: Acquisition of the Remittance and Return file; Proposition for Problem 2: Integration of the internal system between all departments; Proposition for Problem 3: Development of a cash control; Propositions for Problem 4: Restructure the routines and processes of the purchasing and commercial department, and train employees. A new layout was also developed for the sector studied. After this survey, he found obsolete and defragmented processes and routines, with evident problems. It was also noted that despite being a medium-sized company, its processes are much lower than expected, there is no standardized routine for carrying out its activities, causing the financial sector to present several difficulties for programming and control, both in the subsection of the accounts payable as accounts receivable.
Theoretical / methodological contributions
Regarding the theoretical and methodological contributions, this project will contribute to research in the academic area of ​​applied social, disseminating the knowledge obtained to more scholars and researchers in the area.
Social / management contributions
Even though it is developed in a road freight transport company, the social contribution of this study goes beyond this branch, since most companies have a financial sector, thus allowing the benefit of this information to any interested company, aiming to assist them. them in making assertive decisions, allowing the continuity of the company.