Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo foi investigar a influência do estilo cognitivo do pequeno empresário na inovação e na qualidade da experiência do cliente.
Relevância/originalidade
A forma como os empresários tomam decisões, resolvem problemas, aplicam mudanças ou inovam está associada ao seu estilo cognitivo. Sendo o empresário o agente catalisador, contar com o seu engajamento nas MPEs é necessário, tanto para aumentar a maturidade destas empresas para inovar, quanto para melhorar a qualidade da experiência do cliente. Este trabalho é o resultado da reflexão acerca da interação entre a Teoria da Adaptação-Inovação de Kirton (1976) e a experiência do cliente. Contudo, apesar de existirem muitos estudos sobre os assuntos isoladamente, ainda há poucos relacionando-os e aplicados ao contexto das MPEs.
Metodologia/abordagem
Esta pesquisa ancorou-se em um vasto referencial teórico voltado ao comportamento empreendedor, o estilo cognitivo e a experiência do cliente. Além disso, estratégia de pesquisa adotada baseou-se no método de estudos de casos múltiplos, compreendendo a análise de cinco MPEs de portes (MEI, ME e EPP) e segmentos distintos (indústria, comércio e serviços).
Principais resultados
As evidências empíricas do estudo sugerem que: o estilo cognitivo inovativo é o predominante nos pequenos empresários; todas as MPEs são capazes de inovar, independente do estilo cognitivo do empresário; a qualidade da experiência do cliente é superior nas MPEs com os empresários adaptadores; o impacto do estilo cognitivo na qualidade da experiência é classificado entre médio a alto, com exceção da dimensão paz de espírito, cujo impacto foi considerado baixo pelos empresários inovativos; e os comportamentos para inovar e melhorar a qualidade da experiência do cliente divergem entre os empresários adaptadores e os inovadores.
Contribuições teóricas/metodológicas
A principal contribuição acadêmica desta pesquisa foi relacionar o estilo cognitivo do pequeno empresário com a inovação e a qualidade da experiência do cliente, pois apesar do estilo cognitivo ser tema de variadas pesquisas, poucas tratam sobre a sua interação com a experiência do cliente. A outra contribuição é a relevância teórica do assunto experiência do cliente para as MPEs, sendo, este, um tema que está vanguarda das pesquisas em grandes empresas, porém ainda muito pouco explorado no contexto das MPEs.
Contribuições sociais/para a gestão
A depender do estilo cognitivo, os pequenos empresários abrem mão de variados comportamentos para inovar e melhorar a qualidade da experiência do cliente. Uma lista com os principais comportamentos, fundamentados em teorias ora apresentadas neste estudo, e a sequência das ações usadas pelos empresários, considerando as diferenças entre os estilos cognitivos inovativos e adaptativos, foi apresentada neste trabalho como referência para a gestão da experiência do cliente nas MPEs. Identificar o estilo cognitivo predominante no pequeno empresário tem influência positiva sobre a escolha e execução das atividades mais adequadas para cada perfil de personalidade.