Resumo

Título do Artigo

DESAFIOS CULTURAIS, METODOLÓGICOS E TECNOLÓGICOS DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: UM CASO NO MERCADO BANCÁRIO BRASILEIRO
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Tema

Inovação em Serviços

Autores

Nome
1 - Ed de Almeida Carlos
Centro Universitário da FEI - SÃO PAULO

Reumo

Objetivo do estudo
Apresentar os principais avanços e resultados obtidos pelo banco ao longo dos últimos anos seu processo de Transformação Digital (TD), bem como seus desdobramentos em termos culturais, metodológicos e tecnológicos, como inovações de arranjo organizacional, uso de metodologia ágil, entre outros, aderentes à sua proposta de valor “ágil e centrada no cliente”.
Relevância/originalidade
Trata-se do caso do maior banco privado brasileiro, o Itaú Unibanco, em sua jornada para oferecer produtos e serviços cada vez mais adequados às necessidades e desejos de seus clientes, especialmente pelos canais digitais de atendimento, para fazer frente aos desafios de inovação e crescimento do setor bancário brasileiro e ao surgimento de novos players (Bancos Digitais e Fintechs).
Metodologia/abordagem
Pesquisa qualitativa e exploratória, sob a forma de estudo de caso, a partir de análise documental e de uma entrevista com um alto executivo da área de tecnologia do banco.
Principais resultados
Aspectos mais desenvolvidos no processo de TD: Cliente no centro de tudo o que deve ser feito; ações da liderança e do Capital Humano reforçando o novo modelo de negócio; 100% dos times de tecnologia treinados em Agile; rigidez no acompanhamento dos “ritos e cerimônias ágeis”; ampliação dos investimentos de recursos para manter-se na vanguarda do setor; Cubo (hub de empreendedorismo digital): permite testar hipóteses em ambiente vivencial. Aspectos menos desenvolvidos: Comunicação: alinhar toda a organização – em Tecnologia está mais avançada que em Negócios; disseminar a agilidade por toda a organização; ainda há lideranças das áreas de negócio em “fase de comprar o modelo” – apoio só após enxergar os resultados; manter a atenção à atuação de concorrentes menores e mais ágeis no desenvolvimento e adoção de novas tecnologias.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo apresenta contribuições para a academia, em especial para os programas de mestrado profissional, cuja espinha dorsal consiste na produção deste modelo de trabalho acadêmico (relato técnico).
Contribuições sociais/para a gestão
Apresentar a empresas os passos dados pelo Banco Itaú e os resultados obtidos em seu processo de Transformação Digital.

Abstract

Study goals
To present the main advances and results obtained by the bank over the last years its Digital Transformation (TD) process, as well as its developments in cultural, methodological and technological terms, such as organizational arrangement innovations, use of agile methodology, among others, adhering to its “agile and customer-centric” value proposition.
Relevance / originality
As is the case with the largest Brazilian private bank, Itaú Unibanco, in its quest to offer products and services that are increasingly suited to the needs and desires of its customers, especially through digital service channels, to meet the challenges of innovation and innovation. growth of the Brazilian banking sector and the emergence of new players (Digital Banks and Fintechs).
Methodology / approach
Qualitative and exploratory research, in the form of case study, based on documentary analysis and an interview with a senior technology officer of the bank.
Main results
Most developed aspects of the TD process: Client at the center of everything that should be done; leadership and human capital actions reinforcing the new business model; 100% of Agile trained technology teams; rigidity in the accompaniment of “agile rites and ceremonies”; expanding resource investment to stay at the forefront of the sector; Cube (digital entrepreneurship hub): allows you to test hypotheses in a living environment. Less developed aspects: Communication: aligning the whole organization - in Technology is more advanced than in Business; disseminate agility throughout the organization; There are still leaders of the business areas in the “phase of buying the model” - support only after seeing the results; keep a close eye on smaller and more agile competitors in the development and adoption of new technologies
Theoretical / methodological contributions
The study presents contributions to academia, especially for professional master's degree programs, whose backbone consists in the production of this academic work model (technical report).
Social / management contributions
Present to companies the steps taken by Banco Itaú and the results obtained in its Digital Transformation process.