Resumo

Título do Artigo

ECOINOVAÇÃO NO SETOR DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS NO BRASIL
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Tema

Inovação Sustentável

Autores

Nome
1 - Luciane Ribeiro Dias Pinheiro
-
2 - João Batista Pamplona
USCS Universidade de São Caetano do Sul - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA
3 - Maria do Carmo Romeiro
USCS Universidade de São Caetano do Sul - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste artigo é avaliar o desempenho em ecoinovação (ocorrência, importância e esforço) das empresas de grande porte, listadas na antiga BM&F Bovespa (atual B3 – Brasil, Bolsa, Balcão), do setor de transporte rodoviário de cargas no Brasil.
Relevância/originalidade
Representando o modal dominante no transporte de cargas no Brasil, o setor de transporte rodoviário de cargas (TRC) tem impacto ambiental negativo relevante. As ecoinovações têm sido consideradas como um meio de reduzir ou eliminar tais impactos negativos, preservando o desempenho econômico e competitivo das empresas.
Metodologia/abordagem
A pesquisa tem caráter exploratório, a validação do instrumento de coleta foi feita por um comitê de especialistas, e a amostra foi por conveniência.
Principais resultados
Os resultados revelam que a ocorrência dos tipos de ecoinovações é variada, o esforço interno de ecoinovações é pequeno, no entanto há percepção nas empresas investigadas de que as ecoinovações são importantes. Identificou-se também que as empresas de TRC buscam por ecoinovações para atender a fatores compulsórios, como a legislação ambiental. Notou-se pouco investimento em ecoinovação de forma espontânea pelas empresas do setor.
Contribuições teóricas/metodológicas
Como contribuição relevante deste artigo, devem ser destacados o modelo inédito de mensuração de ecoinovação utilizado.
Contribuições sociais/para a gestão
A indicação de que a legislação ambiental e a redução de custos operacionais são determinantes para a adoção de eco-inovações no setor.

Abstract

Study goals
The purpose of this article is to evaluate the eco-innovation performance (occurrence, importance and effort) of large companies, listed on the former BM&F Bovespa (now B3 - Brazil, Bolsa, Balcão), in the road freight transport sector in Brazil.
Relevance / originality
Representing the dominant modal freight transport in Brazil, the road freight transport (RFT) sector has a significant negative environmental impact. Eco-innovations are being considered as means of reducing or eliminating such negative impact, preserving the economic and competitive performance of companies.
Methodology / approach
The research has an exploratory character, the validation of the collection instrument was made by a committee of experts and convenience sampling was used.
Main results
The results reveal that the occurrence of types of eco-innovations is variable, the internal effort of eco-innovations is small, but there is a perception in the companies investigated that eco-innovations are important. It was also identified that RFT companies seek eco-innovations to meet mandatory factors, such as environmental legislation. There was little spontaneous investment in eco-innovation by companies in the sector.
Theoretical / methodological contributions
As a relevant contribution of this article, we highlight the unprecedented eco-innovation measurement model used.
Social / management contributions
The recommendation of environmental legislation and operating costs are drivers for the adoption of eco-innovations in the sector.