Resumo

Título do Artigo

Estudo da Prática de Greenwashing e as Consequências Comportamentais do Consumidor
Abrir Arquivo

Tema

Mercado, Comportamento de Consumo e Inovação

Autores

Nome
1 - Eduardo Roque Mangini
IFSP - Campus São Roque - São Roque
2 - Lucimaura Martins Amaral
-
3 - Marco Antonio Conejero
-

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar os fatores relacionados a greenwashing no comportamento do consumidor
Relevância/originalidade
As ações empreendidas por empresas que não atendem aos pressupostos do marketing verde é uma prática conhecida como greenwashing. Essa perspectiva do marketing verde, o greenwashing, é considerado como ações mercadológicas, propagandísticas e de relações públicas, realizadas pelas empresas com o intuito de divulgar imagem organizacional orientada para a preservação ambiental, muito embora apresentem práticas de negócios destrutivas e danosas para o meio ambiente.
Metodologia/abordagem
A partir de uma survey realizada com 129 respondentes foi possível realizar a Modelagem de Equações Estruturais, com averiguação das Validades Convergente e Discriminante e avaliação da Consistência Interna dos Dados, o que propiciou o ajuste do modelo. Foi realizado o procedimento bootstrapping com 5000 reamostragens, cujos valores do teste t e p suportaram as cinco hipóteses propostas
Principais resultados
Os resultados permitiram inferir que a prática de greenwashing gera confusão percebida pelo consumidor e baixa confiança no produto e na marca, o que influencia a intenção de compra.
Contribuições teóricas/metodológicas
Foi possível verificar a importância de cada constructo e como isso afeta a intenção de compra do consumidor
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados permitiram inferir que a prática de greenwashing gera confusão percebida pelo consumidor e baixa confiança no produto e na marca, o que influencia a intenção de compra.

Abstract

Study goals
Analyze factors related to greenwashing in consumer behavior
Relevance / originality
The actions taken by companies that do not meet the requirements of green marketing is a practice known as greenwashing. This perspective of green marketing, greenwashing, is considered as marketing, advertising and public relations actions, carried out by companies in order to disseminate an organizational image oriented towards environmental preservation, even though they present destructive and harmful business practices for the environment
Methodology / approach
From a survey carried out with 129 respondents, it was possible to carry out the Structural Equation Modeling, with the verification of Convergent and Discriminant Validity and evaluation of the Internal Consistency of the Data, which led to the adjustment of the model. The bootstrapping procedure was carried out with 5000 resamples, whose t and p test values supported the five hypotheses proposed.
Main results
The results allowed to infer that the practice of greenwashing generates confusion perceived by the consumer and low trust in the product and the brand, which influences the purchase intention.
Theoretical / methodological contributions
It was possible to verify the importance of each construct and how it affects the consumer's purchase intention
Social / management contributions
The results allowed to infer that the practice of greenwashing generates confusion perceived by the consumer and low trust in the product and the brand, which influences the purchase intention.