Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo é a obtenção de uma escala, em Português, para mensurar três objetivos do consumidor abordados pela Goal Framing Theory, para ser aplicada em estudos conduzidos no Brasil. Para isso, adaptamos e validamos a Consumer Motivation Scale, desenvolvida por Barbopoulos e Johansson (2016, 2017a, 2017b), seguindo os passos recomendados por Hair et al. (2019) e Moretti et al. (2019).
Relevância/originalidade
O presente estudo contribui para as teorias relacionadas ao efeito framing, e mais especificamente com a consolidação da Goal Framing Theory como abordagem teórica relevante para os estudos de motivação, comportamento do consumidor e comportamento pró-ambiental. A Goal Framing Theory vem ganhando notoriedade como mais uma teoria explicativa dos processos cognitivos que levam o indivíduo a adotar um determinado comportamento.
Metodologia/abordagem
De acordo com as recomendações de Hair et al. (2019) e Moretti et al. (2019), fizemos a validação teórica dos itens da escala, traduzimos a escala para o Português, coletamos os dados de 285 indivíduos e realizamos uma Análise Fatorial Exploratória.
Principais resultados
Após a realização da Análise Fatorial Exploratória, chegamos à composição da escala final, cujo número total de itens caiu de 39 para 20. Um dos resultados mais importantes, foi a manutenção dos mesmos fatores encontrados na escala original de Barbopoulos (2017). A única alteração, foi a redução de 7 fatores, para 6 fatores.
Contribuições teóricas/metodológicas
A Escala das Motivações do Consumidor se mostra bastante consistente com a teoria do Goal Framing, podendo ser, então, aplicada em estudos empíricos, quantitativos, sobre temáticas relacionadas.
Contribuições sociais/para a gestão
A escala obtida pode ser empregada em estudos relacionados ao comportamento do consumidor, quando este envolverem questões relacionadas a motivações e objetivo de consumo, auxiliando os gestores a tomarem melhores decisões quanto suas estratégias de marketing, por exemplo. Além disso, a escala pode ser bem empregada em estudos que abordem o comportamento dos consumidores quanto a questões pró-ambientais, também avaliando suas motivações para a compra de um produto verde ou orgânico, por exemplo.