Objetivo do estudo
Verificar se o acréscimo de 1 hora no atendimento da agência pesquisada diminui o tempo médio de permanência de cada cliente.
Relevância/originalidade
O artigo apresenta relevância ao aplicar conceitos e sistemas utilizados em simulação de eventos discretos na resolução de um problema prático e real ocorrido em praça bancária brasileira.
Metodologia/abordagem
Foi realizado estudo de caso em uma agência bancária de município localizado na Região Metropolitana da Baixada Santista e, após coleta de dados, desenvolveu-se uma simulação com o intuito de observar o comportamento do sistema.
Principais resultados
Verificou-se que o acréscimo de 1 hora no tempo total de atendimento não diminui o tempo médio de atendimento de cada cliente e aumenta o número de clientes na fila.
Contribuições teóricas/metodológicas
Agrega literatura ao tema "simulação" em procedimentos bancários e é inovadora ao apresentar a utilização de um sistema específico para a busca da solução ao problema proposto.
Contribuições sociais/para a gestão
Este artigo foi objeto de estudo pela câmara de vereadores do município onde foi promulgada tal legislação, servindo de subsídio para a decisão de alterar o tempo de atendimento dos bancos da cidade.