Resumo

Título do Artigo

Simulação do Tempo de Atendimento em uma Agência Bancária Associado ao Máximo Tempo de Permanência do Cliente Utilizando Promodel: Estudo de Caso em uma Agência Varejo
Abrir Arquivo

Tema

Simulação e Modelagem (Digital Twin) e Integração de Sistemas (Equipment Integration)

Autores

Nome
1 - Murillo Caldeira dos Santos
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Douglas Henrique Marinho dos Santos
-

Reumo

Objetivo do estudo
Verificar se o acréscimo de 1 hora no atendimento da agência pesquisada diminui o tempo médio de permanência de cada cliente.
Relevância/originalidade
O artigo apresenta relevância ao aplicar conceitos e sistemas utilizados em simulação de eventos discretos na resolução de um problema prático e real ocorrido em praça bancária brasileira.
Metodologia/abordagem
Foi realizado estudo de caso em uma agência bancária de município localizado na Região Metropolitana da Baixada Santista e, após coleta de dados, desenvolveu-se uma simulação com o intuito de observar o comportamento do sistema.
Principais resultados
Verificou-se que o acréscimo de 1 hora no tempo total de atendimento não diminui o tempo médio de atendimento de cada cliente e aumenta o número de clientes na fila.
Contribuições teóricas/metodológicas
Agrega literatura ao tema "simulação" em procedimentos bancários e é inovadora ao apresentar a utilização de um sistema específico para a busca da solução ao problema proposto.
Contribuições sociais/para a gestão
Este artigo foi objeto de estudo pela câmara de vereadores do município onde foi promulgada tal legislação, servindo de subsídio para a decisão de alterar o tempo de atendimento dos bancos da cidade.

Abstract

Study goals
Verify if adding one hour in bank's local branch total operating time reduce each customer length of stay.
Relevance / originality
This article is relevant when applying discrete-event simulation systems and concepts in the search of solution of practical and real problem of a brazilian bank branch.
Methodology / approach
We apply an case study in a bank branch located in the Metropolitan Region of Baixada Santista and, after data collection, we develop a simulation to note the system behavior.
Main results
We verify that adding one hour in the total service time does not reduce the customer's total length of stay and increases the number of customers in the waiting line.
Theoretical / methodological contributions
Add literature at the topic "simulation" in the bank procedures and innovates by show another specific system utilization to search a solution for the problem.
Social / management contributions
This article was object of study of the city's chamber of representatives to decide increase the local bank branches total service time.