Resumo

Título do Artigo

Impacto das Empresas Financeiras de Tecnologia no Comportamento do Consumidor
Abrir Arquivo

Tema

Inovação Digital

Autores

Nome
1 - Murillo Caldeira dos Santos
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Tuani dos Santos Damaceno
-

Reumo

Objetivo do estudo
Mensurar o impacto do comportamento do consumidor frente ao advento das novas abordagens mercadológicas promovidas pelas empresas financeiras de tecnologia.
Relevância/originalidade
O artigo se mostra relevante no atual estágio de evolução do mercado bancário brasileiro ao evidenciar o ponto de vista do consumidor na relação entre bancos e fintechs.
Metodologia/abordagem
Abordagem quantitativa por meio de Survey.
Principais resultados
O consumidor, ainda que esteja mais exigente e informado sobre uma variedade maior de produtos que no passado, continua buscando o atendimento das suas demandas conforme seus próprios interesses, onde a renda familiar pode ser considerado como um dos mais importantes fatores de escolha do modelo de atendimento e da instituição financeira.
Contribuições teóricas/metodológicas
Contribuição inovadora ao tema "fintechs" no mercado brasileiro, que está em processo de ascensão na academia.
Contribuições sociais/para a gestão
Ao se preocupar em observar o comportamento do cliente bancário, esta pesquisa contribui para evidenciar que as fintechs ainda estão aquém das necessidades dos clientes bancários.

Abstract

Study goals
Measure the impact of consumer behavior on the advent of new marketing approaches promoted by technology finance companies.
Relevance / originality
This article is relevant at the current stage of evolution of brazilian bank industry to showing the customer's side in the relationship between banks and fintechs.
Methodology / approach
Quantitative approach with Survey.
Main results
The customers, even though they are more demanding and informed about a greater variety of products than in the past, continue to meet their demands according to their own interests, where family income can be considered as one of the most important factors in choosing the service model and the financial institution.
Theoretical / methodological contributions
Innovative contribution for the "fintechs" topic, which is in rising process inside the academy.
Social / management contributions
Observing the bank customer's behavior, this article contributes to show that fintechs are still far away from fulfill the necessities of bank customers.