Objetivo do estudo
Mensurar o impacto do comportamento do consumidor frente ao advento das novas abordagens mercadológicas promovidas pelas empresas financeiras de tecnologia.
Relevância/originalidade
O artigo se mostra relevante no atual estágio de evolução do mercado bancário brasileiro ao evidenciar o ponto de vista do consumidor na relação entre bancos e fintechs.
Metodologia/abordagem
Abordagem quantitativa por meio de Survey.
Principais resultados
O consumidor, ainda que esteja mais exigente e informado sobre uma variedade maior de produtos que no passado, continua buscando o atendimento das suas demandas conforme seus próprios interesses, onde a renda familiar pode ser considerado como um dos mais importantes fatores de escolha do modelo de atendimento e da instituição financeira.
Contribuições teóricas/metodológicas
Contribuição inovadora ao tema "fintechs" no mercado brasileiro, que está em processo de ascensão na academia.
Contribuições sociais/para a gestão
Ao se preocupar em observar o comportamento do cliente bancário, esta pesquisa contribui para evidenciar que as fintechs ainda estão aquém das necessidades dos clientes bancários.