Resumo

Título do Artigo

INSTITUCIONALIZAÇÃO DA GESTÃO SUSTENTÁVEL EM IES: UM ESTUDO COM SERVIDORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
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Tema

Tópicos especiais em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Marcela Costa Campos
Universidade Federal do Tocantins - UFT - Palmas
2 - Lia de Azevedo Almeida
Universidade Federal do Tocantins - UFT - Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional

Reumo

Objetivo do estudo
analisar a institucionalização da gestão sustentável na Universidade Federal do Tocantins.
Relevância/originalidade
Justifica-se a pesquisa sobre a relevância da atuação de uma Instituição de Ensino Superior sobre a gestão sustentável. É importante ressaltar que as Instituições de Ensino Superior têm uma importante função no estímulo de ações para com a gestão social e ambiental na sociedade. São escassos os estudos na referida universidade, sobre a sua atuação nas questões socioambientais e na avaliação da implantação do PGLS, por tanto, este estudo pretende superar essa lacuna
Metodologia/abordagem
Realizou-se pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. o estudo passou por três etapas metodológicas: pesquisa bibliográfica e documental e aplicação de questionário aos servidores da universidade.
Principais resultados
Como principais resultados, pode-se destacar nos eixos de pesquisa do questionário aplicado que: sobre conhecimento da temática e legislação ambiental notou-se há um fator limitador quanto ao conhecimento dos servidores em relação a existência da Comissão Socioambiental da UFT e suas atribuições. Quanto a comissão socioambiental e sua relação com a instituição foi possível destacar que existe um problema quanto ao proceder com fiscalização das práticas dentro das devidas normativas e leis. No eixo sobre a questão socioambiental e a institucionalização na UFT, o diagnóstico dos resultados permitiram identificar que quase cinquenta por cento dos servidores não conhecem as práticas sustentáveis da UFT, assim como a maioria não tem conhecimento de nenhum objeto de mensuração ou levantamento estatístico das práticas socioambientais. Sobre a sensibilização e capacitação socioambiental na UFT, a maioria dos servidores revelaram não ter conhecimento de nenhuma prática de disseminação sobre normativos e práticas socioambientais na Universidade. Sobre as práticas, urge destacar que quase cem por cento dos servidores não conhecem nenhum tipo prática voltada para uso racional de água. De maneira geral, a gestão sustentável da universidade tem muitos fatores limitadores quanto a atividades relacionadas a comunicação por parte da Comissão Socioambiental para com os servidores. Outras limitações podem ser observadas quanto institucionalização das práticas, onde a falta de legislação eficiente, ou o cumprimento das mesmas não se estabelecem a contento dentro da universidade.
Contribuições teóricas/metodológicas
analisar a percepção dos servidores quanto a institucionalização da gestão sustentável e as deficiências apontadas pelos mesmo quando a gestão socioambiental da universidade por meio de questionário adaptado de Rek (2017) e Lima e Almeida (2019).
Contribuições sociais/para a gestão
O trabalho contribui socialmente e para a gestão, quando abre espaço para que possíveis medidas sejam tomadas, com o desenvolvimento de ações sustentáveis tendo por base o diagnóstico realizado.

Abstract

Study goals
To analyze the institutionalization of sustainable management at the Federal University of Tocantins.To
Relevance / originality
t is important to note that Higher Education Institutions have an important role in stimulating actions towards social and environmental management in society. There are few studies at that university, on its performance in socio-environmental issues and in the evaluation of the implementation of the PGLS, therefore, this study intends to overcome this gap.
Methodology / approach
Descriptive research was carried out, with a qualitative and quantitative approach. the study went through three methodological steps: bibliographical and documentary research and application of a questionnaire to university staff.
Main results
As main results, it can be highlighted in the research axes of the applied questionnaire that: on knowledge of the theme and environmental legislation, it was noted that there is a limiting factor as to the knowledge of civil servants in relation to the existence of the UFT Social and Environmental Commission and its attributions As for the socio-environmental commission and its relationship with the institution, it was possible to highlight that there is a problem with proceeding with the inspection of practices within the appropriate regulations and laws In the area of ​​socio-environmental issues and institutionalization at UFT, the diagnosis of the results made it possible to identify that almost fifty percent of civil servants do not know the sustainable practices of UFT, as well as the majority are unaware of any object of measurement or statistical survey of practices socio-environmental issues Regarding socio-environmental awareness and training at UFT, most of the employees revealed that they were not aware of any dissemination practices on norms and socio-environmental practices at the University Regarding the practices, it is urgent to point out that almost one hundred percent of the servers do not know any kind of practice focused on the rational use of water In general, the university's sustainable management has many limiting factors regarding activities related to communication by the Socio-Environmental Commission with civil servants Other limitations can be observed regarding the institutionalization of practices, where the lack of efficient legislation, or compliance with them, is not satisfactorily established within
Theoretical / methodological contributions
to analyze the perception of civil servants regarding the institutionalization of sustainable management and the deficiencies pointed out by them when the university's socio-environmental management through a questionnaire adapted from Rek (2017) and Lima e Almeida (2019).
Social / management contributions
The work contributes socially and to the management, when it opens space for possible measures to be taken, with the development of sustainable actions based on the diagnosis made.