Resumo

Título do Artigo

PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE NORTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Abrir Arquivo

Tema

Tópicos especiais em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Paula Gonçalves Serafini
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - Departamento de Engenharia de Produção
2 - Jessica Morais de Moura
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Reumo

Objetivo do estudo
O presente trabalho se insere na temática da sustentabilidade ambiental e aborda as práticas desenvolvidas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na dimensão da sua gestão operacional. Num contexto em que os problemas ambientas têm cada vez mais sido objeto de discussão, interessa-se saber como as instituições de ensino superior têm colaborado para redução dos impactos de sua atividade, priorizando a adoção de ações que estejam voltadas para um desenvolvimento sustentável.
Relevância/originalidade
Este artigo proporcionou uma discussão pertinente sobre o tema, somando esforços às demais publicações no sentido de contribuir para o desenvolvimento de universidades ambientalmente sustentáveis.
Metodologia/abordagem
Adotando a metodologia de estudo de caso, a pesquisa foi desenvolvida a partir da análise documental e da realização de entrevista semiestruturada, onde foi identificado que a UFRN vem implantando uma série de programas voltados para a gestão integrada de resíduos, controle de qualidade da água, arborização, eficiência energética, comunicação e educação ambiental. Com diretrizes da sustentabilidade incluídas nos seus documentos institucionais, a universidade vem se tornando referência, inclusive com o recebimento de prêmios que reconhecem as suas práticas.
Principais resultados
O artigo apontou ainda que dentre os desafios que se apresentam para incorporação da sustentabilidade como pilar estratégico, destaca-se a dificuldade de sensibilização e engajamento da comunidade universitária.
Contribuições teóricas/metodológicas
Por fim, a pesquisa permite contribuir com o tema de uma maneira mais ampla, reunindo boas práticas que devem ser disseminadas e incorporadas por outras instituições. O estudo combinou revisão da literatura com a análise documental e realização de entrevista, proporcionando um maior conhecimento do tema e o registro de uma experiência vivenciada por uma instituição de ensino.
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados colaboram para a formação de um panorama atual sobre práticas de sustentabilidade ambiental desenvolvidas por universidades brasileiras, as quais podem influenciar positivamente outras instituições no desenvolvimento.

Abstract

Study goals
This paper discourses of environmental sustainability and addresses the practices developed by the Federal University of Rio Grande do Norte about the operational management. In a context in which environmental problems have been increasingly the subject of discussion, it is interesting to know how higher education institutions have collaborated to reduce the impacts of their activity, prioritizing the adoption of actions aimed at sustainable development.
Relevance / originality
The research provided a pertinent discussion on the topic, adding efforts to other publications in order to contribute to the development of environmentally sustainable universities.
Methodology / approach
Based on the case study methodology, the research was developed in a approach on document analysis and semi-structured interviews. Was identified that UFRN has been implementing a series of programs aimed at waste management, water quality control, afforestation, energy efficiency, communication and environmental education.
Main results
With sustainability principles included in institutional documents, the university has become a reference, with receiving of awards that recognize its practices. The article checked challenges facing the incorporation of sustainability as a strategic pillar, the difficulty in raising awareness and engaging the university community stands out.
Theoretical / methodological contributions
Finally, the research makes it possible to contribute to the theme in a good practice that should be disseminated and incorporated by other institutions. The study combined literature review with documentary analysis and conducting an interview, providing knowledge of the topic and the recording of an experience an educational institution.
Social / management contributions
The results contribute to the formation of a current panorama on environmental sustainability practices developed by Brazilian universities, which can positively influence other institutions in development.