Objetivo do estudo
O presente trabalho se insere na temática da sustentabilidade ambiental e aborda as práticas desenvolvidas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na dimensão da sua gestão operacional. Num contexto em que os problemas ambientas têm cada vez mais sido objeto de discussão, interessa-se saber como as instituições de ensino superior têm colaborado para redução dos impactos de sua atividade, priorizando a adoção de ações que estejam voltadas para um desenvolvimento sustentável.
Relevância/originalidade
Este artigo proporcionou uma discussão pertinente sobre o tema, somando esforços às demais publicações no sentido de contribuir para o desenvolvimento de universidades ambientalmente sustentáveis.
Metodologia/abordagem
Adotando a metodologia de estudo de caso, a pesquisa foi desenvolvida a partir da análise documental e da realização de entrevista semiestruturada, onde foi identificado que a UFRN vem implantando uma série de programas voltados para a gestão integrada de resíduos, controle de qualidade da água, arborização, eficiência energética, comunicação e educação ambiental. Com diretrizes da sustentabilidade incluídas nos seus documentos institucionais, a universidade vem se tornando referência, inclusive com o recebimento de prêmios que reconhecem as suas práticas.
Principais resultados
O artigo apontou ainda que dentre os desafios que se apresentam para incorporação da sustentabilidade como pilar estratégico, destaca-se a dificuldade de sensibilização e engajamento da comunidade universitária.
Contribuições teóricas/metodológicas
Por fim, a pesquisa permite contribuir com o tema de uma maneira mais ampla, reunindo boas práticas que devem ser disseminadas e incorporadas por outras instituições. O estudo combinou revisão da literatura com a análise documental e realização de entrevista, proporcionando um maior conhecimento do tema e o registro de uma experiência vivenciada por uma instituição de ensino.
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados colaboram para a formação de um panorama atual sobre práticas de sustentabilidade ambiental desenvolvidas por universidades brasileiras, as quais podem influenciar positivamente outras instituições no desenvolvimento.