Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DO MODELO VISUAL LIFE CYCLE CANVAS® NO PAPEL DO PATROCINADOR NA FUNÇÃO DE GOVERNANÇA NO CICLO DE VIDA DE PROJETOS
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Tema

Escritório de Projetos, Governança e Maturidade

Autores

Nome
1 - João Paulo Oliveira Lucena
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - PPGA
2 - Josué Vitor de Medeiros Júnior
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN -

Reumo

Objetivo do estudo
O presente trabalho buscou examinar como o modelo visual Life Cycle Canvas® influencia na atuação da função de governança exercida pelo patrocinador do projeto no ciclo de vida de projetos de uma instituição pública de ensino.
Relevância/originalidade
É possível alegar que o modelo tem um papel preponderante na atuação do papel de governança do patrocinador, o fazendo refletir sobre fatores que sem o modelo não seria possível. Desta forma, o modelo visual Life Cycle Canvas® consegue auxiliar o patrocinador em todos os estágios do ciclo de vida do projeto, contribuindo para a atuação do sua função de governança.
Metodologia/abordagem
Para alcançar este objetivo foi realizada uma pesquisa descritiva, com procedimentos de estudo de caso, a abordagem seguiu parâmetros qualitativos, onde os sujeitos desta pesquisa compreenderam os próprios patrocinadores. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas individuais semiestruturadas, para tanto se conseguiu entrevistar quatro patrocinadores envolvidos em algum dos projetos da amostra. A análise dos dados foi efetuada por meio da análise de conteúdo, onde como auxílio no tratamento foi utilizado o software ATLAS.ti, versão 7. As categorias previamente definidas representavam as seis dimensões de papéis do patrocinador no contexto da governança de projetos apontadas por Crawford et al. (2008).
Principais resultados
Neste trabalho, foi identificado que o modelo visual Life Cycle Canvas® pode contribuir para atuação deste papel nas seis dimensões sugeridas por Crawford et al. (2008). Levando em consideração a lista de códigos identificados pode-se alegar que auxilia, em principal, na dimensão revisar criticamente o progresso.
Contribuições teóricas/metodológicas
Cientificamente o trabalho fornece sua parcela de contribuição. Diversos estudos já haviam sido realizados acerca dos papéis do patrocinador (Bryde, 2008; Crawford et al., 2008; Helm & Remington, 2005; Kloppenborg, Tesch & Manolis, 2014; Kloppenborg, Tesch, Manolis & Heitkamp, 2006; Macdougall & Michaelides, 2014; Sense, 2013; Sewchurran & Barron, 2008), mas não havia registros de estudos que relacionasse patrocinador, governança de projetos e um modelo de gestão. Neste ponto, que este trabalho fornece sua maior contribuição para a ciência, pois ele demonstra como um modelo visual de gestão, o Life Cycle Canvas®, contribui para atuação da função de governança do patrocinador de projetos, abrindo espaços para outras discussões. Além disto, o trabalho fornece indícios que a literatura está correta quando alega que o patrocinador possui uma função de governança (Too & Weaver, 2014; Hazard & Crawford, 2004; Crawford et al. 2008).
Contribuições sociais/para a gestão
No que concerne à contribuição social, os resultados deste trabalho indicam que a utilização do modelo visual Life Cycle Canvas® é de crucial importância para o para o papel do patrocinador dentro da instituição pública de ensino estudada, proporcionando a este ator reflexões sobre fatores chaves, dentre eles, custos. Como esta instituição de ensino é financiada por recursos públicos, o modelo contribui diretamente para uma melhor avaliação por parte destes patrocinadores, pois são eles que, geralmente, autorizam a execução das despesas. Desta forma, se o modelo consegue gerar uma melhor utilização dos recursos é admissível alegar que esta é uma contribuição socialmente importante, uma vez que uma melhor utilização de recursos públicos pode refletir em melhores produtos colocados a disposição dos cidadãos. Some-se a isto também o fato destas instituições estarem passando por contingenciamento de recursos, o que exige delas uma melhor gestão.Como principal implicação prática, este trabalho fornece que o modelo visual Life Cycle Canvas® pode ser uma poderosa ferramenta para melhorar a atuação de governança que o patrocinador deve ter, possibilitando que ele enxergue seu papel durante todo o ciclo de vida de um projeto. Este fato pode servir para um processo de benchmarking para outras instituições públicas de ensino.

Abstract

Study goals
The present work sought to examine how the Life Cycle Canvas® visual model influences the performance of the governance function exercised by the project sponsor in the project life cycle of a public educational institution.
Relevance / originality
It is possible to claim that the model has a preponderant role in the performance of the sponsor's governance role, making it reflect on factors that without the model would not be possible. In this way, the Life Cycle Canvas® visual model is able to assist the sponsor in all stages of the project life cycle, contributing to the performance of its governance function.
Methodology / approach
To achieve this objective, a descriptive research was carried out, with case study procedures, the approach followed qualitative parameters, where the subjects of this research understood the sponsors themselves. Data collection was carried out through semi-structured individual interviews, so it was possible to interview four sponsors involved in any of the sample projects. Data analysis was carried out through content analysis, where the ATLAS.ti software, version 7, was used to assist in the treatment. The previously defined categories represented the six dimensions of the sponsor's roles in the context of project governance pointed out by Crawford et al. (2008).
Main results
In this work, it was identified that the visual model Life Cycle Canvas® can contribute to the performance of this role in the six dimensions suggested by Crawford et al. (2008). Taking into account the list of identified codes, it can be claimed that it helps, mainly, in the dimension to critically review progress.
Theoretical / methodological contributions
Scientifically, the work provides its share of contribution. Several studies had already been carried out on the sponsor's roles (Bryde, 2008; Crawford et al., 2008; Helm & Remington, 2005; Kloppenborg, Tesch & Manolis, 2014; Kloppenborg, Tesch, Manolis & Heitkamp, 2006; Macdougall & Michaelides , 2014; Sense, 2013; Sewchurran & Barron, 2008), but there were no records of studies that listed sponsor, project governance and a management model. At this point, that this work provides its greatest contribution to science, as it demonstrates how a visual management model, the Life Cycle Canvas®, contributes to the performance of the project sponsor's governance function, opening spaces for other discussions. In addition, the paper provides evidence that the literature is correct when it claims that the sponsor has a governance function (Too & Weaver, 2014; Hazard & Crawford, 2004; Crawford et al. 2008).
Social / management contributions
With regard to social contribution, the results of this work indicate that the use of the Life Cycle Canvas® visual model is of crucial importance for the role of the sponsor within the public educational institution studied, providing this actor with reflections on key factors, among them, costs. As this educational institution is financed by public resources, the model directly contributes to a better evaluation by these sponsors, since they are the ones who usually authorize the execution of expenses. Thus, if the model manages to generate better use of resources, it is permissible to claim that this is a socially important contribution, since better use of public resources can reflect in better products made available to citizens. Added to this is also the fact that these institutions are experiencing resource constraints, which requires better management. As the main practical implication, this work provides that the Life Cycle Canvas® visual model can be a powerful tool to improve performance of governance that the sponsor must have, enabling him to see his role throughout the life cycle of a project. This fact can serve as a benchmarking process for other public educational institutions.