Objetivo do estudo
Este artigo busca determinar como o relacionamento entre os construtos Aprendizado, Conhecimento e Indústria 4.0 vem sendo feito na literatura, ao analisar a distribuição das publicações conforme categorias definidas, as principais metodologias adotadas e os países de origem.
Relevância/originalidade
O conhecimento e o aprendizado são fundamentais para a estruturação dos pilares da Indústria 4.0 e há poucos estudos de caráter bibliográfico e bibliométrico voltados ao tema.
Metodologia/abordagem
Adotou-se metodologia bibliográfica e bibliométrica baseada em identificação, categorização e quantificação através do software Microsoft Excel, sendo inferências qualitativas também realizadas a partir dos dados obtidos.
Principais resultados
Os resultados apontam que a relação entre os construtos em pesquisas é recente e que a maior parte dos estudos envolve preparação acadêmica, sendo a junção entre o conhecimento humano e o de máquinas predominante naqueles voltados ao setor empresarial. Estudos teóricos constituem maioria e há concentração de publicações em países de economia mais desenvolvida.
Contribuições teóricas/metodológicas
Há amplo potencial para desenvolvimento de novos estudos. Técnicas bibliométricas podem ser novamente aplicadas para atualização e expansão dos resultados.
Contribuições sociais/para a gestão
Conclui-se que a modificação do perfil da força de trabalho é inevitável e que a gestão do conhecimento ocupa papel cada vez mais central na Quarta Revolução Industrial, sendo oportunidade de obtenção de vantagem competitiva, ao mesmo tempo em que há avanço da ergonomia digital das condições de trabalho.