Resumo

Título do Artigo

Conhecimento e Aprendizado como impulsionadores da competitividade para a Indústria 4.0: análise bibliométrica
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Tema

As tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 e seus impactos na Engenharia de Produção e na Estratégia e Gestão de Operações

Autores

Nome
1 - Diego Augustus Senna
Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Engenharia
2 - Jurema Suely de Araújo Nery Ribeiro
Universidade FUMEC - FACE

Reumo

Objetivo do estudo
Este artigo busca determinar como o relacionamento entre os construtos Aprendizado, Conhecimento e Indústria 4.0 vem sendo feito na literatura, ao analisar a distribuição das publicações conforme categorias definidas, as principais metodologias adotadas e os países de origem.
Relevância/originalidade
O conhecimento e o aprendizado são fundamentais para a estruturação dos pilares da Indústria 4.0 e há poucos estudos de caráter bibliográfico e bibliométrico voltados ao tema.
Metodologia/abordagem
Adotou-se metodologia bibliográfica e bibliométrica baseada em identificação, categorização e quantificação através do software Microsoft Excel, sendo inferências qualitativas também realizadas a partir dos dados obtidos.
Principais resultados
Os resultados apontam que a relação entre os construtos em pesquisas é recente e que a maior parte dos estudos envolve preparação acadêmica, sendo a junção entre o conhecimento humano e o de máquinas predominante naqueles voltados ao setor empresarial. Estudos teóricos constituem maioria e há concentração de publicações em países de economia mais desenvolvida.
Contribuições teóricas/metodológicas
Há amplo potencial para desenvolvimento de novos estudos. Técnicas bibliométricas podem ser novamente aplicadas para atualização e expansão dos resultados.
Contribuições sociais/para a gestão
Conclui-se que a modificação do perfil da força de trabalho é inevitável e que a gestão do conhecimento ocupa papel cada vez mais central na Quarta Revolução Industrial, sendo oportunidade de obtenção de vantagem competitiva, ao mesmo tempo em que há avanço da ergonomia digital das condições de trabalho.

Abstract

Study goals
This article seeks to determine how the relationship between the Learning, Knowledge and Industry 4.0 constructs has been made in literature, analyzing the distribution of publications according to defined categories, the main methodologies adopted and the countries of origin.
Relevance / originality
Knowledge and learning are fundamental for structuring the pillars of Industry 4.0 and there are few studies of bibliographic and bibliometric character focused on the theme.
Methodology / approach
A bibliographic and bibliometric methodology was adopted based on identification, categorization and quantification using Microsoft Excel software, and qualitative inferences were also made from the data obtained.
Main results
The results indicate that the relationship between the constructs in research is recent and that most studies involve academic preparation, with the junction between human and machine knowledge predominating in those aimed at the business sector. Theoretical studies constitute majority and there is a concentration of publications in countries with a more developed economy.
Theoretical / methodological contributions
There is ample potential for developing new studies. Bibliometric techniques can be applied again to update and expand the results.
Social / management contributions
It is concluded that the modification of the workforce profile is inevitable and that knowledge management plays an increasingly central role in the Fourth Industrial Revolution, being an opportunity to obtain a competitive advantage, at the same time as the digital ergonomics of work conditions advance.