Resumo

Título do Artigo

Aprendizagem em Projetos: base teórica e as discussões atuais
Abrir Arquivo

Tema

Áreas de Especialização em Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Ronaldo Cruz da Silva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial - Prédio D

Reumo

Objetivo do estudo
Este artigo tem como objetivo compreender quais termos estão relacionados a aprendizagem em projetos e como esse tema está sendo discutido na atualidade. Para isso fizemos um levantamento na base de dados Scopus, considerando os principais periódicos da área de Gerenciamento de Projetos. O estudo partiu de uma análise bibliométrica, usando como referência 256 artigos. Após elaborar uma análise fatorial exploratória, chegamos em cinco fatores, indicando assim, frentes de pesquisas, tais como: aprendizagem em projetos e gestão do conhecimento, compartilhamento de conhecimento e a aprendizagem em projetos, inovação e gestão do processo de aprendizagem, conhecimento e aprendizagem baseada em projetos e variações da aplicação da aprendizagem e gestão do desempenho. Como resultado identificamos que os termos: aprendizagem individual, aprendizagem entre projetos e aprendizagem em organizações baseadas em projetos, foram bem discutidos pelos pesquisadores nos últimos 10 anos. No que diz respeito a contribuição, entendemos que esses temas ajudam as empresas a compreenderem suas relações com a aprendizagem em projetos, evitando possíveis falhar nesse processo. Sendo assim, acreditamos que é importante buscar um melhor entendimento de como o processo de aprendizagem ocorre nas organizações baseadas em projetos e de que modo essas organizações se beneficiam dessa aprendizagem, uma vez que há uma alocação simultânea dos recursos humanos em múltiplos projetos.
Relevância/originalidade
Trata-se de um estudo relevante para a área de Projetos, pois é importante entender o que está sendo discutido em projetos e entender os principais termos relacionados ao assunto.
Metodologia/abordagem
Estudo bibliométrico de pareamento bibliográfico.
Principais resultados
Foi identificado os principais termos relacionados a aprendizagem em projetos discutidos no últimos 10 anos pelos pesquisadores.
Contribuições teóricas/metodológicas
Exploração dos conceitos sobre aprendizagem em projetos e dos termos relacionados.
Contribuições sociais/para a gestão
Este trabalho contribui para a área de Projetos no que diz repeito a aprendizagem em projetos, pois aborda os principais termos relacionados a área.

Abstract

Study goals
This article aims to understand which terms are related to project learning and how this topic is currently being discussed. For that, we made a survey in the Scopus database, considering the main journals in the Project Management area. The study started from a bibliometric analysis, using 256 articles as a reference. After elaborating an exploratory factor analysis, we arrived at five factors, thus indicating research fronts, such as: project learning and knowledge management, knowledge sharing and project learning, innovation and management of the learning process, knowledge and learning based on projects and variations in the application of learning and performance management. As a result, we identified that the terms: individual learning, learning between projects and learning in project-based organizations, have been well discussed by researchers in the last 10 years. With regard to contribution, we understand that these themes help companies to understand their relationship with learning in projects, avoiding possible failures in this process. Therefore, we believe that it is important to seek a better understanding of how the learning process occurs in project-based organizations and how these organizations benefit from this learning, since there is a simultaneous allocation of human resources in multiple projects.
Relevance / originality
This is a relevant study for the Projects area, as it is important to understand what is being discussed in projects and to understand the main terms related to the subject.
Methodology / approach
Bibliometric study of bibliographic matching.
Main results
The main terms related to learning in projects discussed in the last 10 years by the researchers were identified.
Theoretical / methodological contributions
Exploration of concepts about project learning and related terms.
Social / management contributions
Este trabalho contribui para a área de Projetos no que diz repeito a aprendizagem em projetos, pois aborda os principais termos relacionados a área.