Resumo

Título do Artigo

INDICADORES SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS: os desafios do PNAP no Maranhão
Abrir Arquivo

Tema

Indicadores de Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - VILMA MORAES HELUY
Universidade Federal do Maranhão - UFMA - Departamento de Ciências Contábeis, Administração e Ciências Imobiliárias

Reumo

Objetivo do estudo
Esta pesquisa tem o objetivo de verificar a sustentabilidade social do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP) no Maranhão, através da análise dos indicadores sociais e níveis de escolaridade da população dos municípios-polos que foram beneficiados pelo curso de bacharelado em Administração Pública do PNAP, a partir do ano de criação do Programa e sua evolução até os dias atuais.
Relevância/originalidade
Estudos sobre sustentabilidade social são escassos especialmente na região estudada.
Metodologia/abordagem
O presente estudo caracteriza-se como descritivo que, de acordo com Gil (2008), apresenta como objetivo primordial à descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis. Analisou-se os indicadores sociais e níveis de escolaridade da população dos municípios-polos maranhenses que foram beneficiados pelo curso de bacharelado em Administração Pública do PNAP, a partir do ano de criação do Programa, com o objetivo de verificar a sustentabilidade social do mesmo através da análise da situação existente e da sua evolução até os dias atuais. Como procedimento de coleta de dados foi utilizada uma pesquisa bibliográfica para composição do referencial teórico e uma pesquisa documental que consultou às bases de dados secundários do IBGE e do Atlas de Desenvolvimento Humano, demonstrando assim, as carências e necessidades de adoção do Programa.
Principais resultados
Os resultados possibilitaram conhecer as características do Estado do Maranhão em termos de renda, longevidade e educação, assim como as consequências advindas da baixa escolaridade verificada, fatores que impactam diretamente na qualidade de vida da população, ou seja, na sustentabilidade social.
Contribuições teóricas/metodológicas
Como contribuição teórica foi possível demonstrar a correlação positiva entre os índices IDHM-R e IDHM-E, confirmando a tese que a renda cresce em função do nível de escolaridade. Quanto a contribuição metológica, o modelo utilizado para coleta e análise dos dados poderá servir de base para estudos futuros sobre o desenvolvimento sócio-econômico das áreas sede do Programa.
Contribuições sociais/para a gestão
Os dados analisados poderão servir de subsídio para formulação ou adequação de políticas públicas, programas ou ações de melhoria da qualidade de vida da população estudada.

Abstract

Study goals
This study aims to verify the social sustainability of Maranhão’s National Program for Training in Public Administration (PNAP), through the analysis of social indicators and education levels of the population of the municipalities-poles that were benefited from the bachelor's degree course in Public Administration of PNAP, from the beginning of the Program and its evolution until nowadays.
Relevance / originality
Studies on social sustainability are scarce especially in the studied region.
Methodology / approach
The present study is characterized as descriptive that, according to Gil (2008), presents as a primary objective to describe the characteristics of a given population or phenomenon or, then, the establishment of relationships between variables. We analyzed the social indicators and levels of education of the population of maranhão's municipalities-polo municipalities that benefited from the bachelor's degree course in Public Administration of the PNAP, from the year of creation of the Program, with the objective of verifying the sustainability of the same through the analysis of the existing situation and its evolution to the present day. As a data collection procedure, a bibliographic research was used to compose the theoretical framework and a documentary research that consulted the secondary databases of IBGE and the Atlas of Human Development, thus demonstrating the needs for adoption of the Program.
Main results
The results made it possible to know the characteristics of the State of Maranhão in terms of income, longevity and education, as well as the consequences arising from the low schooling verified, factors that directly impact the quality of life of the population that is, in social sustainability.
Theoretical / methodological contributions
As a theoretical contribution it was possible to demonstrate the positive correlation between the HdM-R and HdM-E indices, confirming the thesis that income grows according to the level of education. Regarding the methodological contribution, the model used for data collection and analysis may serve as a basis for future studies on the socio-economic development of the headquarters areas of the Program.
Social / management contributions
The data analyzed may serve as a subsidy for the formulation or adequacy of public policies, programs or actions to improve the quality of life of the population studied.