Objetivo do estudo
A RSC se estabelece em um contexto no qual as empresas buscam estreitar o relacionamento com seus stakeholders. De forma similar às empresas, os bancos têm procurado responder as pressões da sociedade e de seus stakeholders, por meio de ações adaptadas à sua realidade. A maioria das organizações bancárias apresentam relatórios de RSC, mas, na prática, não estão prontas para mudar o seu tradicional modelo de negócio. Ainda há, portanto, uma lacuna teórica entre o que os bancos dizem fazer e o que eles realmente fazem em suas práticas. Nesse sentido, elaborou-se a seguinte pergunta de pesquisa: Os principais stakeholders do setor bancário conseguem perceber a responsabilidade social dos bancos? O objetivo da pesquisa foi comparar o que os bancos relatam, em seus relatórios de sustentabilidade, em relação à governança socioambiental, ao engajamento com os stakeholders e a ética e transparência com a percepção dos acionistas, clientes, empregados e fornecedores sobre estas categorias. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, utilizando o método de estudo de múltiplos casos. Como contribuição teórica, o estudo analisa a percepção dos stakeholders, em relação às ações de responsabilidade social relatadas pelos bancos, pois estudos em relação ao tema, ainda são escassos, principalmente no Brasil. O resultado evidencia o grau da dissonância entre o relatado e as práticas, demonstrando que os bancos necessitam aprofundar o conhecimento sobre seus públicos de interesse para então investir em ações de responsabilidade social, que realmente façam diferença para os stakeholders e para eles.
Relevância/originalidade
É relevante porque estudos em relação ao tema, ainda são escassos, principalmente no Brasil. O artigo não foi publicando em nenhum outro meio.
Metodologia/abordagem
O estudo teve uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, utilizando o método de estudo de múltiplos casos.
Principais resultados
Os empregados são os stakeholders que mais percebem a preocupação dos bancos com a responsabilidade socioambiental. Foi possível verificar que a maioria dos clientes não consegue enxergar a preocupação do banco com a responsabilidade socioambiental e, também, que não estão preocupados com isso. Um aspecto observado em relação aos acionistas entrevistados, que são também clientes dos bancos, é que eles recebem as mesmas informações que os clientes comuns. Há uma preocupação, dos bancos, em colocar cláusulas de obrigatoriedade sobre responsabilidade socioambiental, nos contratos dos fornecedores.
Contribuições teóricas/metodológicas
O resultado evidencia o grau da dissonância entre o relatado e as práticas, demonstrando que os bancos necessitam aprofundar o conhecimento sobre seus públicos de interesse para então investir em ações de responsabilidade social, que realmente façam diferença para os stakeholders e para eles.
Contribuições sociais/para a gestão
Como contribuição prática, este trabalho fornece informações da percepção dos stakeholders sobre as ações de responsabilidade dos bancos, demonstrando para a alta direção, que o atendimento de seus interesses, melhora o engajamento deles com a organização.