Resumo

Título do Artigo

RESPONSABILIDADE SOCIAL NO SETOR BANCÁRIO: ESTUDO DE CASO COMPARATIVO ENTRE RELATADO E PERCEBIDO POR SEUS PRINCIPAIS STAKEHOLDERS
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Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Gilmara Lima de Elua Roble
Centro Universitário da FEI - PPGA - São Paulo
2 - Carmen Augusta Varela
-

Reumo

Objetivo do estudo
A RSC se estabelece em um contexto no qual as empresas buscam estreitar o relacionamento com seus stakeholders. De forma similar às empresas, os bancos têm procurado responder as pressões da sociedade e de seus stakeholders, por meio de ações adaptadas à sua realidade. A maioria das organizações bancárias apresentam relatórios de RSC, mas, na prática, não estão prontas para mudar o seu tradicional modelo de negócio. Ainda há, portanto, uma lacuna teórica entre o que os bancos dizem fazer e o que eles realmente fazem em suas práticas. Nesse sentido, elaborou-se a seguinte pergunta de pesquisa: Os principais stakeholders do setor bancário conseguem perceber a responsabilidade social dos bancos? O objetivo da pesquisa foi comparar o que os bancos relatam, em seus relatórios de sustentabilidade, em relação à governança socioambiental, ao engajamento com os stakeholders e a ética e transparência com a percepção dos acionistas, clientes, empregados e fornecedores sobre estas categorias. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, utilizando o método de estudo de múltiplos casos. Como contribuição teórica, o estudo analisa a percepção dos stakeholders, em relação às ações de responsabilidade social relatadas pelos bancos, pois estudos em relação ao tema, ainda são escassos, principalmente no Brasil. O resultado evidencia o grau da dissonância entre o relatado e as práticas, demonstrando que os bancos necessitam aprofundar o conhecimento sobre seus públicos de interesse para então investir em ações de responsabilidade social, que realmente façam diferença para os stakeholders e para eles.
Relevância/originalidade
É relevante porque estudos em relação ao tema, ainda são escassos, principalmente no Brasil. O artigo não foi publicando em nenhum outro meio.
Metodologia/abordagem
O estudo teve uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, utilizando o método de estudo de múltiplos casos.
Principais resultados
Os empregados são os stakeholders que mais percebem a preocupação dos bancos com a responsabilidade socioambiental. Foi possível verificar que a maioria dos clientes não consegue enxergar a preocupação do banco com a responsabilidade socioambiental e, também, que não estão preocupados com isso. Um aspecto observado em relação aos acionistas entrevistados, que são também clientes dos bancos, é que eles recebem as mesmas informações que os clientes comuns. Há uma preocupação, dos bancos, em colocar cláusulas de obrigatoriedade sobre responsabilidade socioambiental, nos contratos dos fornecedores.
Contribuições teóricas/metodológicas
O resultado evidencia o grau da dissonância entre o relatado e as práticas, demonstrando que os bancos necessitam aprofundar o conhecimento sobre seus públicos de interesse para então investir em ações de responsabilidade social, que realmente façam diferença para os stakeholders e para eles.
Contribuições sociais/para a gestão
Como contribuição prática, este trabalho fornece informações da percepção dos stakeholders sobre as ações de responsabilidade dos bancos, demonstrando para a alta direção, que o atendimento de seus interesses, melhora o engajamento deles com a organização.

Abstract

Study goals
The objective of the research was to compare what banks report, in their sustainability reports, in relation to socio-environmental governance, engagement with stakeholders and ethics and transparency with the perception of shareholders, customers, employees and suppliers about these categories.
Relevance / originality
It is relevant because studies on the topic are still scarce, especially in Brazil. The article was not published in any other medium.
Methodology / approach
The study had a qualitative, exploratory and descriptive approach, using the multiple case study method.
Main results
Employees are the stakeholders who most perceive banks' concern with socio-environmental responsibility. It was possible to verify that the majority of customers cannot see the bank's concern with socioenvironmental responsibility and, also, that they are not concerned with this. One aspect observed in relation to the interviewed shareholders, who are also customers of the banks, is that they receive the same information as ordinary customers. There is a concern by the banks to place mandatory clauses on socio-environmental responsibility in the suppliers' contracts.
Theoretical / methodological contributions
The result shows the degree of dissonance between the reported and the practices, demonstrating that the banks need to deepen the knowledge about their stakeholders in order to then invest in social responsibility actions, that really make a difference for the stakeholders and for them.
Social / management contributions
As a practical contribution, this work provides information on the stakeholders 'perception of the banks' responsibility actions, demonstrating to senior management that meeting their interests improves their engagement with the organization.