Resumo

Título do Artigo

Aquisição de Conhecimento em PMEs: uma revisão sistemática
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Tema

Estratégia Corporativa e Competitiva

Autores

Nome
1 - Suhyeon Park
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
2 - Leticia Oliveira dos Ouros
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -
3 - Roberto Lima Ruas
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste artigo é sistematizar a literatura conceitual e empírica sobre a dimensão aquisição de capacidade absortiva em PMEs.
Relevância/originalidade
Estudos sobre a dimensão aquisição da capacidade absortiva tem crescido nos últimos 3 anos, entretanto este estudos analisam o contexto de organizações de médio e grande porte. As PMEs têm apresentado um fluxo crescente em pesquisas empíricas pelo seu impacto nas economias nacionais. Esta diferença contextual pode ampliar as possibilidades desta dimensão da capacidade absortiva.
Metodologia/abordagem
Foram realizadas buscas na base de dados Web of Science, identificando 618 documentos. A extração e seleção dos artigos seguiram as etapas de revisão de literatura de Transfield (2003) e Akobeng (2005), resultando em 12 artigos analisados em profundidade. Os artigos analisados tratam do tema em PMEs em diferentes países e atendem aos critérios de seleção, temática e qualidade.
Principais resultados
Os resultados da análise descritiva apontam maior utilização de métodos quantitativos com a utilização de surveys como coleta de dados e a Espanha como país com maior número de estudos. A análise temática demonstra que na dimensão aquisição da capacidade absortiva ocorrem processos de internacionalização, reconhecimento da relevância e da internalização do conhecimento interno e externo. Foram também identificados processos de engajamento em projetos de criação de conhecimento comum, regularidade de reuniões com membros externos e geração de informação no ambiente externo para gerar novas oportunidades de negócios.
Contribuições teóricas/metodológicas
A análise dos artigos possibilitou um avanço sobre a dimensão aquisição da capacidade absortiva e de seus desdobramentos aplicados às PMEs. Embora limitada se comparada a uma pesquisa de cunho teórico-empírica, a revisão sistemática da literatura pode fornecer recomendações úteis às PMEs sobre como aproveitar o conhecimento externo de maneira eficiente, acrescentando ao debate já existente neste contexto.
Contribuições sociais/para a gestão
As PMEs buscam a colaboração em P&D para desenvolver os novos produtos/serviços, inovação de operação, e inovação organizacional e também realizam reuniões para obter informações experienciais tácito com as empresas locais e funcionários do governo. Essas empresas identificam que Networking é importante para desenvolver os processos eficazes para efetivamente adquirir conhecimentos de fora das empresas.

Abstract

Study goals
The aim of this article is to systematize the conceptual and empirical literature on the dimension of acquisition of absorptive capacity in SMEs.
Relevance / originality
Studies on the dimension of acquisition of absorptive capacity have grown in the last 3 years, however these studies analyze the context of medium and large organizations. SMEs have shown an increasing flow in empirical research due to their impact on national economies. This contextual difference can expand the possibilities of this dimension of absorptive capacity.
Methodology / approach
Searches were performed in the Web of Science database, identifying 618 documents. The extraction and selection of articles followed the stages of literature review by Transfield (2003) and Akobeng (2005), resulting in 12 articles analyzed in depth. The analyzed articles deal with the theme in SMEs in different countries and meet the selection, thematic and quality criteria.
Main results
The results of the descriptive analysis point to a greater use of quantitative methods with the use of surveys as data collection and Spain as the country with the largest number of studies. The thematic analysis demonstrates that in the dimension of acquisition of absorptive capacity, there are processes of internationalization, recognition of the relevance and internalization of internal and external knowledge. Engagement processes were also identified in projects to create common knowledge, regular meetings with external members and generation of information in the external environment to generate new business opportunities.
Theoretical / methodological contributions
The analysis of the articles allowed an advance on the dimension of acquisition of absorptive capacity and its consequences applied to SMEs. Although limited compared to a theoretical-empirical research, the systematic literature review can provide useful recommendations to SMEs on how to take advantage of the external knowledge efficiently, adding to the debate that already exists in this context.
Social / management contributions
SMEs seek collaboration in R&D to develop new products / services, operational innovation, and organizational innovation and also hold meetings to obtain tacit experiential information with local companies and government officials. These companies identify that Networking is important to develop the effective processes to effectively acquire knowledge from outside the companies.