Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo é investigar a relação entre a precisão das preferências de publicidade nos anúncios de mídia social e o envolvimento do consumidor e o papel do aborrecimento nesse processo.
Relevância/originalidade
A originalidade é oriunda exclusivamente por conta de um experimento em Neuromarketing, Ao realizar um experimento controlado, foram convidados 40 participantes para este estudo. Ao preencher a pesquisa, também os movimentos oculares e as fixações dos participantes foram medidos por gravações de rastreamento ocular.
Metodologia/abordagem
Para essas medidas de rastreamento ocular, foram utilizados dois sistemas Tobii Pro Glasses. Para analisar as gravações de rastreamento ocular e criar mapas de calor detalhados, foi utilizada a ferramenta de análise Tobii Pro Lab.Em suma esse método mede o quanto o cérebro do sujeito é envolvido pelos anúncios exibidos (Cherubino et al., 2019). Com o uso da medição de rastreamento ocular, juntamente com as escalas descritas anteriormente, a triangulação foi realizada envolvendo várias fontes de dados para produzir entendimento.
Principais resultados
Com relação à primeira hipótese desta pesquisa, pode-se concluir que essa hipótese pode ser confirmada. Esta pesquisa deixou claro que existe uma relação entre o nível de precisão das preferências de publicidade e o envolvimento do consumidor com os anúncios nas mídias sociais. No caso da segunda hipótese que pode ser confirmada. Esta pesquisa deixou claro que o aborrecimento está desempenhando um papel moderador na relação entre a precisão das preferências de publicidade e o envolvimento do consumidor. Com isso, o aborrecimento reduz a importância da relação entre o envolvimento do consumidor e a precisão das preferências de publicidade.
Contribuições teóricas/metodológicas
Esta pesquisa deixou claro que, quanto menor o nível de precisão das preferências de publicidade, maior será o nível de aborrecimento nos anúncios de mídia social. No entanto, o nível de aborrecimento está desempenhando um papel moderador na relação entre a precisão das preferências de publicidade e o envolvimento do consumidor.
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados e conclusões obtidos neste estudo são implicações relevantes, além de pesquisas acadêmicas sobre publicidade em mídias sociais. Neste estudo, um novo contexto e perspectiva em relação à publicidade em mídias sociais foi exibido, a saber: a relação entre a precisão da preferência de anúncios em mídias sociais e o envolvimento com anúncios e o papel do aborrecimento nesse processo.