Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO NO MATO GROSSO DO SUL: CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMANTO SUSTENTÁVEL DERIVADO DA ROTA BIOCEÂNICA
Abrir Arquivo

Tema

Tópicos Especiais em Inovação e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - FRANCISCO JOSE TURRA
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Higienópolis
2 - Neusa Maria Bastos Fernandes dos Santos
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP -
3 - Cecília Moraes Santostaso Geron
Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCSA
4 - Lauro Ishikawa
FACULDADE AUTÔNOMA DE DIREITO - SÃO PAULO

Reumo

Objetivo do estudo
Este trabalho objetiva elucidar se o Empreendedorismo poderá contribuir no desenvolvimento territorial sustentável derivado da Rota Bioceânica.
Relevância/originalidade
O fenômeno socioeconômico Empreendedorismo se efetiva relevantemente na Micro e Pequena Empresa (MPE), optantes do Simples. Não se verifica na literatura estudo com tal abordagem sobre a temática do Empreendedorismo.
Metodologia/abordagem
Este estudo é descritivo, com dados secundário do Sebrae.
Principais resultados
Conclui-se que o Empreendedorismo é relevante no desenvolvimento territorial sustentável derivado da Rota Bioceânica.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo se vale de dados obtidos em âmbito nacional junto a 5.910 donos de pequenos negócios.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo destaca a relevância socioeconômico do Empreendedorismo.

Abstract

Study goals
This work aims to elucidate whether Entrepreneurship can contribute to the sustainable territorial development derived from the Bioceanic Route.
Relevance / originality
The socioeconomic phenomenon Entrepreneurship is materially effective in Micro and Small Enterprises (MPE), opting for Simples. There is no study in the literature with such an approach on the theme of Entrepreneurship.
Methodology / approach
This study is descriptive, with secondary data from Sebrae.
Main results
It is concluded that Entrepreneurship is relevant in the sustainable territorial development derived from the Bioceanic Route.
Theoretical / methodological contributions
The study draws on data obtained nationwide from 5,910 small business owners.
Social / management contributions
The study highlights the socioeconomic relevance of Entrepreneurship.