Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NA INTENÇÃO EMPREENDEDORA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO TECNICO EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO
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Tema

Tópicos Especiais em Inovação e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Walterly Torres Buceles Junior
Universidade Federal do Maranhão - UFMA - São Luis
2 - Emilly Pereira Martins
Universidade Federal do Maranhão - UFMA - Bacanga
3 - Helio Trindade de Matos
Universidade Federal do Maranhão - UFMA - Cidade Universitária Dom Delgado

Reumo

Objetivo do estudo
A questão de pesquisa adotada foi: como a educação empreendedora influencia a intenção empreendedora de estudantes do ensino médio técnico em São Luís do Maranhão? Logo, objetivou-se identificar quais são as influências da educação empreendedora sobre a intenção de empreender dos estudantes do ensino médio técnico de São Luís.
Relevância/originalidade
Este estudo, considera relevante a investigação sobre como os jovens estudantes da educação técnica de nível médio encaram a possibilidade de gerarem as suas próprias atividades laborais. Utilizou-se como base um estudo desenvolvido em Portugal, onde segundo Rocha, Silva e Simões (2012), ocorreu um aumento significativo do número de programas de incentivo às atividades empreendedoras desenvolvidas em âmbito escolar por diversas entidades. Assim, a replicação do estudo no Brasil oferece a possibilidade de reconhecimento das condições de realização da educação empreendedora no Brasil.
Metodologia/abordagem
Os dados obtidos neste estudo foram coletados por meio de aplicação de questionário com perguntas fechadas, utilizando-se a adoção de uma escala do tipo Likert de cinco pontos para verificar o grau de concordância ou não dos estudantes com as assertivas apresentadas por meio do cálculo do cálculo do Ranking Médio (RM) do total de respostas. A população utilizada para a realização deste estudo foi composta por 105 estudantes da educação técnica de nível médio de uma escola localizada no Município de São Luís do Maranhão
Principais resultados
Identificou-se que os estudantes da educação técnica possuem a intenção de empreender no futuro, buscando oportunidades para aplicar os seus conhecimentos e habilidades. Percebeu-se também um alto grau de confiança para a iniciação ou o gerenciamento de negócios, o que demonstra o preparo dos estudantes para o mercado, seja como profissionais ou como empreendedores. após as análises obtidas considerou-se como positivo a educação técnica para os jovens estudantes do ensino médio, o que estimula a médio e longo prazo o surgimento de novos negócios, com maior probabilidade de começarem por meio da identificação de uma oportunidade por estes estudantes. Fortalecendo assim a economia com negócios mais sustentáveis.
Contribuições teóricas/metodológicas
As análises apresentadas contribuem para a ampliação do conhecimento sobre como a educação empreendedora em escolas de ensino médio técnico influenciam na intenção empreendedora dos alunos e, especialmente, para a elaboração de políticas públicas mais assertivas que favoreçam e propaguem a educação empreendedora, contribuindo assim com o desenvolvimento da economia, da cultura empreendedora e da construção de um ambiente que possibilite o empreendedorismo e a inovação.
Contribuições sociais/para a gestão
Foram identificadas a necessidade de reconhecimento das condições em que as escolas realizam o ensino de atividades que promovam a educação empreendedora. Principalmente, ao ser considerada a importância do empreendedorismo para a melhoria das condições socioeconômicas no Brasil.

Abstract

Study goals
The research question adopted was: how does entrepreneurial education influence the entrepreneurial intention of technical high school students in São Luís do Maranhão? Therefore, the objective was to identify what are the influences of entrepreneurial education on the intention of entrepreneurship of students of technical high school in São Luís.
Relevance / originality
This study considers research to be relevant on how young students of technical education at secondary level face the possibility of generating their own work activities. A study developed in Portugal was used as the basis, where according to Rocha, Silva and Simões (2012), there was a significant increase in the number of programs to encourage entrepreneurial activities developed at school by various entities. Thus, the replication of the study in Brazil offers the possibility of recognizing the conditions for carrying out entrepreneurial education in Brazil.
Methodology / approach
The data obtained in this study were collected through the application of a questionnaire with closed questions, using a five-point Likert scale to verify the degree of agreement or not of students with the statements presented by calculating the calculation of the Average Ranking (RM) of the total responses. The population used to carry out this study was composed of 105 students of technical education at a secondary level of a school located in the Municipality of São Luís do Maranhão
Main results
It was identified that technical education students intend to undertake in the future, looking for opportunities to apply their knowledge and skills. A high degree of confidence was also perceived for the initiation or management of businesses, which demonstrates the preparation of students for the market, either as professionals or as entrepreneurs. After the analysis obtained, technical education for young high school students was considered positive, which stimulates the emergence of new businesses in the medium and long term, with a greater probability of starting by identifying an opportunity for these students. Thus strengthening the economy with more sustainable businesses.
Theoretical / methodological contributions
The analyzes presented contribute to the expansion of knowledge about how entrepreneurial education in technical high schools influences students' entrepreneurial intention and, especially, for the development of more assertive public policies that favor and propagate entrepreneurial education, thus contributing to the development of the economy, entrepreneurial culture and building an environment that enables entrepreneurship and innovation.
Social / management contributions
The need to recognize the conditions in which schools carry out the teaching of activities that promote entrepreneurial education was identified. Mainly, when considering the importance of entrepreneurship for the improvement of socioeconomic conditions in Brazil.