Objetivo do estudo
A questão de pesquisa adotada foi: como a educação empreendedora influencia a intenção empreendedora de estudantes do ensino médio técnico em São Luís do Maranhão? Logo, objetivou-se identificar quais são as influências da educação empreendedora sobre a intenção de empreender dos estudantes do ensino médio técnico de São Luís.
Relevância/originalidade
Este estudo, considera relevante a investigação sobre como os jovens estudantes da educação técnica de nível médio encaram a possibilidade de gerarem as suas próprias atividades laborais. Utilizou-se como base um estudo desenvolvido em Portugal, onde segundo Rocha, Silva e Simões (2012), ocorreu um aumento significativo do número de programas de incentivo às atividades empreendedoras desenvolvidas em âmbito escolar por diversas entidades. Assim, a replicação do estudo no Brasil oferece a possibilidade de reconhecimento das condições de realização da educação empreendedora no Brasil.
Metodologia/abordagem
Os dados obtidos neste estudo foram coletados por meio de aplicação de questionário com perguntas fechadas, utilizando-se a adoção de uma escala do tipo Likert de cinco pontos para verificar o grau de concordância ou não dos estudantes com as assertivas apresentadas por meio do cálculo do cálculo do Ranking Médio (RM) do total de respostas. A população utilizada para a realização deste estudo foi composta por 105 estudantes da educação técnica de nível médio de uma escola localizada no Município de São Luís do Maranhão
Principais resultados
Identificou-se que os estudantes da educação técnica possuem a intenção de empreender no futuro, buscando oportunidades para aplicar os seus conhecimentos e habilidades. Percebeu-se também um alto grau de confiança para a iniciação ou o gerenciamento de negócios, o que demonstra o preparo dos estudantes para o mercado, seja como profissionais ou como empreendedores.
após as análises obtidas considerou-se como positivo a educação técnica para os jovens estudantes do ensino médio, o que estimula a médio e longo prazo o surgimento de novos negócios, com maior probabilidade de começarem por meio da identificação de uma oportunidade por estes estudantes. Fortalecendo assim a economia com negócios mais sustentáveis.
Contribuições teóricas/metodológicas
As análises apresentadas contribuem para a ampliação do conhecimento sobre como a educação empreendedora em escolas de ensino médio técnico influenciam na intenção empreendedora dos alunos e, especialmente, para a elaboração de políticas públicas mais assertivas que favoreçam e propaguem a educação empreendedora, contribuindo assim com o desenvolvimento da economia, da cultura empreendedora e da construção de um ambiente que possibilite o empreendedorismo e a inovação.
Contribuições sociais/para a gestão
Foram identificadas a necessidade de reconhecimento das condições em que as escolas realizam o ensino de atividades que promovam a educação empreendedora. Principalmente, ao ser considerada a importância do empreendedorismo para a melhoria das condições socioeconômicas no Brasil.