Objetivo do estudo
Fornecer um quadro coerente do estado atual da pesquisa sobre as estratégias que envolvem o constructo empreendedorismo sênior, estruturar o conhecimento existente sobre o tema e identificar as principais lacunas de pesquisa, este estudo realizou uma revisão sistemática da literatura.
Relevância/originalidade
A literatura pesquisada que envolve estratégias, programas e políticas públicas sobre o sucesso de empreendedores sêniores ainda são incipientes. Também é escasso pesquisas que se referem às estratégias de enfrentamento que os empreendedores sêniores necessitam adotar no gerenciamento de seus negócios. Não foram encontradas, até este momento, revisões de literatura que envolvam estas duas correntes em uma mesma pesquisa.
Metodologia/abordagem
Este artigo visa produzir uma revisão sistemática de 13 artigos selecionados através de busca no SCOPUS e WEB OF SCIENCE, das palavras chave: (“strategy”) AND (“entrepreneur* OR sellf-employ*)” AND (“old*” OR “elder*” OR thirty age” OR “retired” OR “aged” OR “gray).
Principais resultados
Há um equilíbrio nos dois campos investigados, sendo que 46% dos artigos tratam de Estratégias voltadas à Políticas Públicas. Dentre os oito artigos que tratam da Estratégia do Empreendedor, quatro tratam da influência da idade como sendo uma barreira a se transpor.
Contribuições teóricas/metodológicas
Espera-se com esta revisão facilitar uma compreensão abrangente do tema e fornecer novos insights para futuras pesquisas.
Contribuições sociais/para a gestão
Iniciativas que incentivem o empreendedorismo sênior poderiam incluir programas de educação empresarial para parceiros e familiares, intervenções que poderiam aumentar a conscientização sobre os benefícios positivos do empreendedorismo sênior, aumentando as expectativas de sucesso e trazendo benefícios aos idosos.