Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO SÊNIOR E ESTRATÉGIAS ABORDADAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
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Tema

Estratégia e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - ELOISA ELENA RAMOS DIAS SHINOHARA
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra Funda
2 - Vânia Maria Jorge Nassif
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -

Reumo

Objetivo do estudo
Fornecer um quadro coerente do estado atual da pesquisa sobre as estratégias que envolvem o constructo empreendedorismo sênior, estruturar o conhecimento existente sobre o tema e identificar as principais lacunas de pesquisa, este estudo realizou uma revisão sistemática da literatura.
Relevância/originalidade
A literatura pesquisada que envolve estratégias, programas e políticas públicas sobre o sucesso de empreendedores sêniores ainda são incipientes. Também é escasso pesquisas que se referem às estratégias de enfrentamento que os empreendedores sêniores necessitam adotar no gerenciamento de seus negócios. Não foram encontradas, até este momento, revisões de literatura que envolvam estas duas correntes em uma mesma pesquisa.
Metodologia/abordagem
Este artigo visa produzir uma revisão sistemática de 13 artigos selecionados através de busca no SCOPUS e WEB OF SCIENCE, das palavras chave: (“strategy”) AND (“entrepreneur* OR sellf-employ*)” AND (“old*” OR “elder*” OR thirty age” OR “retired” OR “aged” OR “gray).
Principais resultados
Há um equilíbrio nos dois campos investigados, sendo que 46% dos artigos tratam de Estratégias voltadas à Políticas Públicas. Dentre os oito artigos que tratam da Estratégia do Empreendedor, quatro tratam da influência da idade como sendo uma barreira a se transpor.
Contribuições teóricas/metodológicas
Espera-se com esta revisão facilitar uma compreensão abrangente do tema e fornecer novos insights para futuras pesquisas.
Contribuições sociais/para a gestão
Iniciativas que incentivem o empreendedorismo sênior poderiam incluir programas de educação empresarial para parceiros e familiares, intervenções que poderiam aumentar a conscientização sobre os benefícios positivos do empreendedorismo sênior, aumentando as expectativas de sucesso e trazendo benefícios aos idosos.

Abstract

Study goals
To provide a coherent picture of the current state of research on strategies that involve the construct of senior entrepreneurship, to structure existing knowledge on the topic and to identify the main research gaps, this study carried out a systematic review of the literature.
Relevance / originality
The researched literature that involves strategies, programs and public policies on the success of senior entrepreneurs is still incipient. There is also little research on the coping strategies that senior entrepreneurs need to adopt in managing their businesses. To date, no literature reviews have been found that involve these two currents in the same research.
Methodology / approach
This article aims to produce a systematic review of 13 articles selected through search in SCOPUS and WEB OF SCIENCE, of the keywords: (“strategy”) AND (“entrepreneur * OR sellf-employ *)” AND (“old * ”OR“ elder * ”OR thirty age” OR “retired” OR “aged” OR “gray).
Main results
There is a balance in the two fields investigated, with 46% of the articles dealing with Strategies aimed at Public Policies. Among the eight articles dealing with the Entrepreneur's Strategy, four deal with the influence of age as a barrier to be overcome.
Theoretical / methodological contributions
This review is expected to facilitate a comprehensive understanding of the topic and provide new insights for future research.
Social / management contributions
Initiatives that encourage senior entrepreneurship could include business education programs for partners and family members, interventions that could raise awareness of the positive benefits of senior entrepreneurship, raising expectations of success and bringing benefits to the elderly.