Resumo

Título do Artigo

Satisfação em franchising através de uma revisão sistemática da literatura
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Tema

Estratégia e Marketing

Autores

Nome
1 - Hélida Aparecida Rocha de Souza
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -
2 - Júlio Araujo Carneiro Cunha
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste artigo é investigar quais os fatores que influenciam a satisfação do franqueado que tem maior ocorrência na literatura de franquia.
Relevância/originalidade
Diversos estudos tratam das relações dentro do sistema de franquias, os quais apresentam muitos fatores para que a relação entre franqueador e franqueado possa ser desenvolvida de forma benéfica para ambas partes. A satisfação está presente na maioria destes estudos, no entanto mostra-se unida a outras ações, o que não traz clareza a respeito sobre o que de fato leva a satisfação do franqueado.
Metodologia/abordagem
Por meio de uma revisão sistemática da literatura pretende-se investigar quais os fatores de maior ocorrência na literatura de franquia que influenciam a satisfação do franqueado.
Principais resultados
Relacionamento foi o fator encontrado que mais influencia a satisfação do franqueado, seguido de confiança, comunicação, conflitos e suporte. Estes achados reforçam a necessidade de estratégias elaboradas pelo franqueador no intuito de manter um bom relacionamento com o franqueado desde a prospecção de interessados e por toda a duração da parceria de franquia.
Contribuições teóricas/metodológicas
Estes achados contribuem com diversos estudos que reforçam a importância de um bom relacionamento entre franqueador e franqueado e demonstra que haverá conflitos e diversos fatores que poderão interferir e enfraquecer esta relação.
Contribuições sociais/para a gestão
Franqueadores e franqueados devem unir esforços para a compreensão mútua das motivações para a tomada de decisão, manter uma comunicação flexível como forma de estabelecer um relacionamento saudável e duradouro, evitando a a propensão aos conflitos.

Abstract

Study goals
The purpose of this article is to investigate what are the factors that influence franchisee satisfaction and its greatest occurrence in the franchise literature.
Relevance / originality
Several studies deal with the relationships within the franchising system, which present many factors so that the relationship between franchisor and franchisee can be developed in a beneficial way for both parties. Satisfaction is present in most of these studies, however it shows itself united with other actions, which does not bring clarity about what actually leads the satisfaction of the franchisee.
Methodology / approach
Through a systematic review of the literature, we intend to investigate which factors are the most frequent in the franchise literature that influence franchisee satisfaction.
Main results
Relationship was the factor found that most influences the franchisee's satisfaction, followed by trust, communication, conflicts and support. These findings reinforce the need for strategies developed by the franchisor in order to maintain a good relationship with the franchisee from the prospecting of interested parties and throughout the duration of the franchise partnership.
Theoretical / methodological contributions
These findings contribute to several studies that reinforce the importance of a good relationship between franchisor and franchisee and demonstrates that there will be conflicts and several factors that may interfere and weaken this relationship.
Social / management contributions
Franchisors and franchisees must join forces to understand each other's motivations for decision making, maintain flexible communication as a way to establish a healthy and lasting relationship, avoiding the propensity for conflicts.