Objetivo do estudo
Compreender a abordagem dos estudantes de Educação Tecnológica que incorporou a inovação à abordagem interdisciplinar com base em competências e valores fundamentais, como responsabilidade ética, social e ambiental no Cefet/RJ, uma instituição pública de ensino superior estabelecida no Rio de Janeiro.
Relevância/originalidade
Alguns críticos argumentam que as escolas técnicas se distanciaram de seu objetivo principal: a preparação do trabalho para a indústria. Essa visão é equivocada e baseada na percepção de um perfil profissional desatualizado. Para formar novos profissionais, é necessária uma mudança de paradigma baseada em uma educação tecnológica que combine, em todos os níveis, os valores fundamentais da educação tecnológica, além de promover a inovação.
Metodologia/abordagem
Maruyama e Maciel (2015), antes de considerar a inovação como um fator não apenas a favor da transformação da educação, mas também como um importante agente da produção científica e da tecnologia nacional, levantaram a questão: a inovação pode ser aprendida? A gestão do conhecimento, o aprendizado individual e organizacional, a cultura interdisciplinar e organizacional foram levados em consideração na análise do ambiente corporativo neste estudo de caso múltiplo.
Principais resultados
Alguns projetos estão em um estágio inicial e, portanto, ainda não tiveram algumas características, como desenvolvimento de habilidades e gestão do conhecimento. Os componentes interdisciplinares, responsabilidade socioambiental e inovação estão presentes em quase todos os projetos. Embora a interação universidade-empresa seja importante para o desenvolvimento nacional, regional ou setorial, a existência de políticas explícitas nesse sentido não pode superar os obstáculos à inovação e ao desenvolvimento criados pelo (i) conjunto de políticas públicas (implícitas e explícitas), (ii) pela limitações da capacidade de absorção da tecnologia de negócios e a fragilidade ou mesmo inexistência de redes de interação colaborativa entre outros agentes (Rapchan et al, 2017). O portfólio de projetos do Cefet/RJ trabalha sem fundação e sem apoio financeiro externo, o que cria uma dependência financeira dos recursos orçamentários da instituição. Assim, os projetos estudantis são restritos às bolsas de estudo que os jovens usam para subsidiar suas próprias pesquisas e desenvolver seus projetos científicos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este estudo contribui para consolidar a literatura sobre desenvolvimento de liderança no ensino médio, disponibilizando-o para alunos e professores interessados na jornada científica.
Contribuições sociais/para a gestão
Uma contribuição deste estudo é a realização de uma pesquisa inicial sobre as habilidades incorporadas em inovação e valores fundamentais para jovens desenvolvidos em projetos que utilizam a Aprendizagem Baseada em Projetos na educação tecnológica.