Resumo

Título do Artigo

Direcionadores de projeto de engenharia: fomentando a inovação e os valores fundamentais na educação tecnológica
Abrir Arquivo

Tema

Tópicos Especiais em Inovação e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Ursula Gomes Rosa Maruyama
CEFET-RJ -
2 - Priscila Daniel de Paiva Gama e Silva
-
3 - Francisco José Casarim Rapchan
Instituto Federal do Espírito Santo - Serra
4 - Paloma Maria Teresa Martinez Sanchez
-

Reumo

Objetivo do estudo
Compreender a abordagem dos estudantes de Educação Tecnológica que incorporou a inovação à abordagem interdisciplinar com base em competências e valores fundamentais, como responsabilidade ética, social e ambiental no Cefet/RJ, uma instituição pública de ensino superior estabelecida no Rio de Janeiro.
Relevância/originalidade
Alguns críticos argumentam que as escolas técnicas se distanciaram de seu objetivo principal: a preparação do trabalho para a indústria. Essa visão é equivocada e baseada na percepção de um perfil profissional desatualizado. Para formar novos profissionais, é necessária uma mudança de paradigma baseada em uma educação tecnológica que combine, em todos os níveis, os valores fundamentais da educação tecnológica, além de promover a inovação.
Metodologia/abordagem
Maruyama e Maciel (2015), antes de considerar a inovação como um fator não apenas a favor da transformação da educação, mas também como um importante agente da produção científica e da tecnologia nacional, levantaram a questão: a inovação pode ser aprendida? A gestão do conhecimento, o aprendizado individual e organizacional, a cultura interdisciplinar e organizacional foram levados em consideração na análise do ambiente corporativo neste estudo de caso múltiplo.
Principais resultados
Alguns projetos estão em um estágio inicial e, portanto, ainda não tiveram algumas características, como desenvolvimento de habilidades e gestão do conhecimento. Os componentes interdisciplinares, responsabilidade socioambiental e inovação estão presentes em quase todos os projetos. Embora a interação universidade-empresa seja importante para o desenvolvimento nacional, regional ou setorial, a existência de políticas explícitas nesse sentido não pode superar os obstáculos à inovação e ao desenvolvimento criados pelo (i) conjunto de políticas públicas (implícitas e explícitas), (ii) pela limitações da capacidade de absorção da tecnologia de negócios e a fragilidade ou mesmo inexistência de redes de interação colaborativa entre outros agentes (Rapchan et al, 2017). O portfólio de projetos do Cefet/RJ trabalha sem fundação e sem apoio financeiro externo, o que cria uma dependência financeira dos recursos orçamentários da instituição. Assim, os projetos estudantis são restritos às bolsas de estudo que os jovens usam para subsidiar suas próprias pesquisas e desenvolver seus projetos científicos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este estudo contribui para consolidar a literatura sobre desenvolvimento de liderança no ensino médio, disponibilizando-o para alunos e professores interessados ​​na jornada científica.
Contribuições sociais/para a gestão
Uma contribuição deste estudo é a realização de uma pesquisa inicial sobre as habilidades incorporadas em inovação e valores fundamentais para jovens desenvolvidos em projetos que utilizam a Aprendizagem Baseada em Projetos na educação tecnológica.

Abstract

Study goals
Comprehend Technological Education students approach who embedded innovation within interdisciplinary approach based on competencies and core values such as ethical, social and environmental responsibility at Cefet/RJ, a higher education public institution stablished in Rio de Janeiro.
Relevance / originality
Some critics have argued that technical schools have distanced themselves from their primary purpose: the preparation of labor for industry. This view is mistaken and based on a perception of an outdated professional profile. In order to train new professionals, a paradigm shift based on a technology education that combines, at all levels, core values in technological education as well as fostering innovation is required.
Methodology / approach
Maruyama and Maciel (2015), before considering innovation as a factor not only in favor of the transformation of education, but also as an important agent of scientific production and national technology raised the question: Can innovation be learned? Knowledge Management, individual and organizational learning, interdisciplinary and organizational culture were taken into consideration when analyzing corporate environment in this Multiple Case Study.
Main results
Some projects are at an early stage and so have not yet had some characteristics such as skills development and knowledge management. The interdisciplinary, social-environmental responsibility and innovation components are present in almost all projects. Although university-business interaction is important for national, regional or sectoral development, the existence of explicit policies in this sense cannot overcome obstacles to innovation and development created by (i) the set of (implicit and explicit) public policies, (ii) the limitations of the absorptive capacity of business technology, and the fragility or even nonexistence of collaborative interaction networks among other agents (Rapchan et al, 2017). Cefet/RJ portfolio strives with no external financial support which creates a financial dependence on the institution's budgetary resources. Thus, student projects are restricted to the scholarships that young people use to subsidize their own research and develop their scientific projects.
Theoretical / methodological contributions
This study contributes to consolidate the literature on leadership development in high school, making it available to students and teachers interested in the scientific journey.
Social / management contributions
The contribution of this study is to conduct an initial research on innovation and core values embedded skills for young people developed in projects using Project Based Learning in technological education.