Objetivo do estudo
Analisar a aplicabilidade do marketing de relacionamento pelas fintechs, identificando como as fintechs se relacionam de forma digital com seus clientes.
Relevância/originalidade
O presente trabalho é relevante, pois propõe uma reflexão sobre o relacionamento digital do setor bancário com seus clientes e como o marketing de relacionamento pode influenciar essa relação.
Metodologia/abordagem
O método utilizado foi à revisão bibliográfica, em que a coleta de dados ocorreu por meio dos principais repositórios científicos, buscando-se as principais publicações correntes sobre os temas.
Principais resultados
A identificação das principais mudanças na relação entre clientes e instituições permitiu a compreensão da necessidade constante de inovações no setor. Como as fintechs atuam integralmente de forma digital, contribuem para alavancar a mudança do marketing de relacionamento, pois forçam as instituições a focarem o relacionamento de forma mais pessoal possível, minimizando a utilização do marketing de massa, tão comum no passado.
Contribuições teóricas/metodológicas
O presente trabalho resgata visões teóricas importantes no que diz respeito à prestação de serviços e atendimento ao cliente. Como contribuição metodológica, a revisão bibliográfica demonstra as principais pesquisas na área.
Contribuições sociais/para a gestão
O surgimento, a evolução e consolidação das fintechs demonstram o quanto às instituições financeiras podem se modernizar, trazendo maior eficiência para o setor. Os resultados deste relato técnico contribuem para o cliente, no que diz respeito à melhoria na qualidade dos serviços prestados por instituições bancárias.