Resumo

Título do Artigo

As fintechs e o marketing de relacionamento
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Tema

Tópicos Especiais em Inovação e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Gustavo Henrique da Silva Fassione
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
2 - Alexandre Rodrigues Pinto
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial - PPGA (Prédio D)

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar a aplicabilidade do marketing de relacionamento pelas fintechs, identificando como as fintechs se relacionam de forma digital com seus clientes.
Relevância/originalidade
O presente trabalho é relevante, pois propõe uma reflexão sobre o relacionamento digital do setor bancário com seus clientes e como o marketing de relacionamento pode influenciar essa relação.
Metodologia/abordagem
O método utilizado foi à revisão bibliográfica, em que a coleta de dados ocorreu por meio dos principais repositórios científicos, buscando-se as principais publicações correntes sobre os temas.
Principais resultados
A identificação das principais mudanças na relação entre clientes e instituições permitiu a compreensão da necessidade constante de inovações no setor. Como as fintechs atuam integralmente de forma digital, contribuem para alavancar a mudança do marketing de relacionamento, pois forçam as instituições a focarem o relacionamento de forma mais pessoal possível, minimizando a utilização do marketing de massa, tão comum no passado.
Contribuições teóricas/metodológicas
O presente trabalho resgata visões teóricas importantes no que diz respeito à prestação de serviços e atendimento ao cliente. Como contribuição metodológica, a revisão bibliográfica demonstra as principais pesquisas na área.
Contribuições sociais/para a gestão
O surgimento, a evolução e consolidação das fintechs demonstram o quanto às instituições financeiras podem se modernizar, trazendo maior eficiência para o setor. Os resultados deste relato técnico contribuem para o cliente, no que diz respeito à melhoria na qualidade dos serviços prestados por instituições bancárias.

Abstract

Study goals
Analyze the applicability of relationship marketing by fintechs, identifying how fintechs relate digitally to their customers.
Relevance / originality
The present work is relevant, as it proposes a reflection on the banking sector's digital relationship with its customers and how relationship marketing can influence this relationship.
Methodology / approach
The method used was the bibliographic review, in which data collection occurred through the main scientific repositories, seeking the main current publications on the topics.
Main results
The identification of the main changes in the relationship between customers and institutions allowed us to understand the constant need for innovations in the sector. As fintechs act entirely digitally, they contribute to leveraging the change in relationship marketing, as they force institutions to focus on the relationship in the most personal way possible, minimizing the use of mass marketing, so common in the past.
Theoretical / methodological contributions
The present work retrieves important theoretical views regarding the provision of services and customer service. As a methodological contribution, the literature review shows the main research in the area.
Social / management contributions
The emergence, evolution and consolidation of fintechs demonstrate how much financial institutions can modernize, bringing greater efficiency to the sector. The results of this technical report contribute to the client, with regard to improving the quality of services provided by banking institutions.