Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO DIGITAL: UM ESTUDO DAS STARTUPS DO PÓLO DIGITAL DE MOGI DAS CRUZES
Abrir Arquivo

Tema

Inovação Digital

Autores

Nome
1 - Enise Aragão dos Santos
Universidade Federal de São Carlos - São Carlos
2 - Ana Lúcia Vitale Torkomian
Universidade Federal de São Carlos - Departamento de Engenharia de Produção

Reumo

Objetivo do estudo
Investigar se as características individuais do empreendedor explicarão porque alguns empreendimentos digitais são bem-sucedidos enquanto outros falham.
Relevância/originalidade
Dado o movimento ascendente do empreendedorismo digital, pesquisas mínimas abordaram esse tópico e a literatura sobre empreendedorismo digital é bastante escassa.
Metodologia/abordagem
Foi realizado um estudo de caso múltiplo com cinco startups, utilizando como fontes de evidências entrevistas semiestruturadas com os empreendedores dirigentes de cada empresa. As entrevistas foram codificadas e analisadas com base na técnica de análise de conteúdo.
Principais resultados
Constatou-se que a experiência profissional e a educação do empreendedor, histórico familiar, algumas variáveis em nível individual, bem como as habilidades pessoais relacionadas ao setor escolhido apontam que poderão, pelo menos até o momento, facilitar o sucesso da plataforma digital.
Contribuições teóricas/metodológicas
Buscou-se evoluir com a literatura de empreendedorismo digital no contexto de startups
Contribuições sociais/para a gestão
Espera-se que esta investigação possa auxiliar futuros empreendedores digitais a desenvolverem esses novos modelos de negócios.

Abstract

Study goals
Investigate whether the individual characteristics of the entrepreneur explain why some digital ventures are successful while others fail.
Relevance / originality
Given the upward movement of digital entrepreneurship, minimal research has addressed this topic and the literature on digital entrepreneurship is quite sparse.
Methodology / approach
A multiple case study was carried out with five startups, using semi-structured interviews with the leading managers of each company as evidence sources. The interviews were coded and analyzed based on the content analysis technique.
Main results
It was found that the professional experience and education of the entrepreneur, family history, some variables at the individual level, as well as the personal skills related to the chosen sector indicate that they may, at least so far, facilitate the success of the digital platform.
Theoretical / methodological contributions
We sought to evolve with the digital entrepreneurship literature in the context of startups.
Social / management contributions
This research is expected to assist future digital entrepreneurs to develop these new business models.