Objetivo do estudo
Investigar se as características individuais do empreendedor explicarão porque alguns empreendimentos digitais são bem-sucedidos enquanto outros falham.
Relevância/originalidade
Dado o movimento ascendente do empreendedorismo digital, pesquisas mínimas abordaram esse tópico e a literatura sobre empreendedorismo digital é bastante escassa.
Metodologia/abordagem
Foi realizado um estudo de caso múltiplo com cinco startups, utilizando como fontes de evidências entrevistas semiestruturadas com os empreendedores dirigentes de cada empresa. As entrevistas foram codificadas e analisadas com base na técnica de análise de conteúdo.
Principais resultados
Constatou-se que a experiência profissional e a educação do empreendedor, histórico familiar, algumas variáveis em nível individual, bem como as habilidades pessoais relacionadas ao setor escolhido apontam que poderão, pelo menos até o momento, facilitar o sucesso da plataforma digital.
Contribuições teóricas/metodológicas
Buscou-se evoluir com a literatura de empreendedorismo digital no contexto de startups
Contribuições sociais/para a gestão
Espera-se que esta investigação possa auxiliar futuros empreendedores digitais a desenvolverem esses novos modelos de negócios.